Turismo Titulo Atração
Como é fazer um tour por uma destilaria de uísque na Escócia
Por Paulo Basso Jr.
Do Rota de Férias
30/05/2018 | 16:18
Compartilhar notícia


Visitar uma destilaria de uísque é uma das grande atrações de quem vai à Escócia. Há diversas opções no país, entre as quais se destaca a Glengoyne. Isso porque ele fica a cerca de 20 minutos de carro de Glasgow, a maior cidade do pais, e muito mais próxima a Edimburgo (cerca de duas horas) do que outras produtoras famosas de regiões como as Highlands, uma das mais procuradas pelos fãs da bebida.

LEIA MAIS: ROTA DO UÍSQUE: UMA VIAGEM DOS SONHOS PELA ESCÓCIA
VIAGEM DE CARRO PELA ESCÓCIA REVELA BELAS PAISAGENS

Há um grande estacionamento na porta da Glengoyne, especializada em uísques do tipo blended (embora também faça single malts) que harmonizam muito bem com os queijos escoceses, por exemplo. Na recepção, é possível escolher por um dos tours disponíveis. As opções variam de acordo com o tempo, interesse e valores que o visitante está disposto a gastar.

Paulo Basso Jr.
Destilaria de uísque Glengoyne, na Escócia |

Destilaria de uísque Glengoyne, na Escócia

Tours na destilaria de uísque Glengoyne

  • Glengoyne Tour – O passeio mais tradicional coloca o turista diante da produção da bebida de 12 anos da destilaria de uísque. Por um vidro é possível ver o processo de maturação e mistura das fórmulas, com explicação de uma guia. No final, há uma degustação. Dura 45 minutos. Valor: 10.50 libras.
  • Wee Tasting Tour – Durante uma hora é possível ver de perto como é feito o uísque 18 anos da destilaria. É possível degustar duas doses ao longo do passeio. Valor: 13,50 libras.
  • The Godal Medal Parade – As degustações de bebidas de 12, 18 e 21 anos são o grande atrativo deste tour de 1h30 pela destilaria de uísque. Os rótulos mais premiados da Glengoyne são servidos em meio a explicações sobre o processo de produção. Valor: 28 libras.
  • Whisky and Chocolate Matching – Os fãs de uísques do tipo single malt não podem perder este tour, que ainda harmoniza garrafas de 12, 15 e 18 anos com chocolates das Highlands. Dura 1h30. Valor: 28 libras.
  • Malt Master Tour – Aqui a brincadeira fica séria e você pode criar o seu próprio uísque. Depois de degustar um Glengoyne 12 anos e dez outros tipos da bebida, quem se mantém de pé pode misturar fórmulas sob orientação de um profissional da destilaria de uísque. No final, você leva uma garrafinha para casa. É preciso reservar com antecedência. Dura 1h30. Valor: 70 libras.
  • Nº 1 Warehouse – Por duas horas é possível conhecer de forma detalhada a destilaria de uísque e, inclusive, passear pela cave onde as bebidas são armazenadas. Ali, é possível beber uísques nobres diretamente do barril e levar uma garrafa de 200 ml para casa. Valor: 80 libras.
  • The Master Class – Os maiores fãs de uísque podem imergir neste curso de 5 horas com todos os detalhes sobre a produção da bebida. O pacote inclui degustações de single malts de 12 e 18 anos com orientação de especialistas e a oportunidade de criar a sua própria bebida. Um almoço é servido durante a experiência e, no final, você leva para casa uma garrafa de 200 ml e um certificado. Valor: 155 libras.

A Glengoyne abre todos os dias da semana das 10h às 17h, de março a outubro, e até às 16h, de novembro a fevereiro. Há ainda uma loja na destilaria de uísque, que funciona das 10h às 18, entre março e outubro, e fecha às 17h de novembro a fevereiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;