Economia Titulo
BC prorroga ajuda a bancos pequenos
01/07/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


O BC (Banco Central) prorrogou a ajuda concedida durante a crise aos bancos de pequeno porte. O órgão informou que instituições grandes que comprarem carteiras de crédito ou realizarem aplicações em casas menores terão desconto no depósito compulsório, parcela do dinheiro do sistema financeiro que fica retido no BC. Em nota divulgada à imprensa, a autoridade monetária disse que o benefício, que terminaria ontem, será prorrogado por 180 dias.

A medida gera abatimento nos compulsórios de depósitos a prazo, como os CDBs (Certificados de Depósito Bancário). Quando um banco emite papéis desse tipo aos clientes, 15% da aplicação recebida fica retida no BC. Mas se o emissor do CDB comprou ativos de instituições pequenas, o compulsório tem abatimento, o que permite à instituição realizar maior volume de operações com o dinheiro do cliente. Segundo o BC, a prorrogação foi decidida porque a ferramenta mostrou-se eficaz.

Para o órgão, o benefício dado aos grandes e a perspectiva de negociação de ativos dos pequenos beneficiam todo o sistema bancário ao promover uma troca mais eficiente de recursos entre os bancos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;