Internacional Titulo
Comandante da FINUL acredita em sucesso da missão no Líbano
Por Da AFP
11/07/2007 | 18:39
Compartilhar notícia


Um ano depois da guerra entre o Hezbollah e Israel, a força de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) no Líbano está cumprindo com êxito sua missão, apesar da ameaça embutida no atentado que matou três soldados espanhóis e três colombianos.

"Eu descreveria essa missão até agora como um sucesso", declarou o general italiano Cláudio Graziano. "Este ano foi sem dúvida o mais pacífico da história entre Israel e Líbano", afirmou o comandante da FINUL (Força Interina das Nações Unidas no Líbano).

A organização é uma missão de paz que atua no sul do país desde 1978, mas cujo mandato e efetivos foram ampliados radicalmente após o conflito iniciado em 12 de julho de 2006.

Desde o fim dos combates, no dia 14 de agosto, o exército libanês foi distribuído ao longo da fronteira com Israel pela primeira vez em vários décadas. A FINUL não registrou nenhum incidente grave entre a milícia xiita do Hezbolá e Israel, e a economia da área melhorou, destaca o general.

A FINUL estará completa no fim de julho, com cerca de 13,5 mil efetivos localizados ao sul do rio Litani, fronteira natural do Líbano ao sul. Segundo Graziano, cujo país contribui com o maior número de soldados, a redução da força deve ser possível dentro de três anos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;