Economia Titulo
Exportações brasileiras via postal batem recorde
Por
22/07/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


As exportações brasileiras por via postal bateram o recorde de US$ 127 milhões no primeiro semestre. As remessas de produtos para outros países por meio da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) e de outros operadores que atuam neste mercado nos primeiros seis meses deste ano já equivalem a 62,1% do montante alcançado em todo o ano de 2008, quando foi obtido o melhor resultado das exportações simplificadas por rede postal.

Mensal - No mês de junho, as vendas externas chegaram a U$ 21 milhões, o que representa aumento de 53% em relação ao mesmo período do ano passado.

O volume exportado, no entanto, teve queda quando comparado a maio deste ano.

No quinto mês deste ano, as vendas internacionais por via postal alcançaram o patamar de U$ 23 milhões. A redução é considerada normal para a época, devido a variações de mercado, de acordo com a área técnica da subsecretaria de serviços postais do Ministério das Comunicações. A redução nas exportações entre maio e junho também ocorreu nos últimos quatro anos.

Destinos - Os principais destinos das remessas brasileiras foram para os Estados Unidos, com total de 23,53%, Argentina, que recebeu 7,73% das exportações, e o México, com 6,36% do montante enviado.

As exportações simplificadas têm se expandido porque reduziram os custos do embarque para micro e pequenos empresários.

O principal instrumento desse processo é o programa Exporta Fácil, que foi criado há cerca de dez anos pelo Ministério das Comunicações e é operado pela ECT. Por meio deste programa, a burocracia no despacho aduaneiro, por exemplo, ficou reduzida a apenas um formulário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;