Economia Titulo Crise
Região teve 2.459 demissões na construção em 12 meses

Setor apresentou redução de 5,09% no total de postos de trabalho no período

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
14/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Entre janeiro de 2014 e o primeiro mês deste ano, 2.459 empregados da construção civil foram demitidos no Grande ABC, segundo o último levantamento do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo). Isso significa que houve fechamento de 5,09% do total de postos de trabalho existentes na região 12 meses antes. Na comparação com dezembro, a retração foi de 0,93%, com 428 demissões.

A diretora adjunta da Regional Santo André do SindusCon-SP, Rosana Carnevalli, avalia que a tendência é de que o segmento continue demitindo nos próximos meses. “No ano passado, o mercado ainda estava vivendo os reflexos do boom imobiliário de 2009 e 2010, pois os empreendimentos lançados nessa época ainda estavam em construção. Agora, não tem novos lançamentos, então, é provável que seja mantido o quadro de retração”, comenta.

Para Rosana, a situação é provocada pelo momento de instabilidade na economia nacional, com redução no poder de compra da população e dificuldade no acesso ao crédito. “Como o Grande ABC é um polo industrial, a região é uma das primeiras a sentir o impacto negativo, pois, com as demissões no setor produtivo, a renda cai e as pessoas deixam de comprar imóveis.”

Sindicatos dos trabalhadores do setor na região prometem fazer manifestações para evitar onda de demissões. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;