D+ Titulo D+
Verão: os cuidados que a estação exige

Dá para se divertir no calor, mas é preciso ficar atento a algumas questões para não estragar a brincadeira

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
14/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 A estação mais quente do ano se aproxima. Dia 21 nos despedimos da primavera e damos boas vindas ao verão. Muitas pessoas ficam felizes com a chegada desta época e gostam muito do clima mais quente, que combina perfeitamente com piscina, praia e roupas leves e coloridas. Mas, para curtir a estação, é preciso tomar cuidados especiais para não passar por situações desagradáveis e estragar o lazer.

Usar filtro solar acima do fator de proteção 30 é essencial para se proteger dos raios UV (Ultravioleta), que comprometem a pele, proporcionando o envelhecimento precoce, segundo a dermatologista Daniela Landim. Usar chapéu e óculos escuros ajuda com os cuidados, mas é o protetor que evita os raios perigosos. Além disso, se bronzear não significa queimar a pele.

Para ficar com uma cor bonita e saudável por mais tempo e evitar queimaduras dolorosas e até mesmo o câncer de pele, o ideal é hidratar a pele depois da exposição ao Sol, tomar no mínimo um litro e meio de água por dia e uma ducha ao sair da piscina ou do mar, para retirar o sal e a química do corpo, aconselha a especialista. Comer alimentos como cenoura, mamão, abóbora, beterraba, couve e espinafre também ajuda a pele a ficar mais saudável. 

EXPERIÊNCIA - Gabriele Almeida da Silva, 13 anos, de Santo André, já esqueceu de tomar alguns cuidados com a pele ao ficar exposta ao Sol e passou por uma situação ruim. “Uma vez, eu fui para praia e esqueci de passar protetor. Foi horrível, fiquei toda vermelha e ardeu muito”, exemplificou a garota.

Mas a experiência serviu de aprendizado. “Depois daquele dia, eu fiquei mais atenta com isso e agora procuro passar protetor sempre que preciso me expor ao Sol”, disse a jovem. Ela percebeu também que não é só a pele que exige um cuidado especial durante esta época do ano. “Já notei que o meu cabelo fica ressecado quando entro na piscina”, destacou Gabi, como é conhecida pelos amigos.

DE OLHO NAS MADEIXAS -  Segundo o estilista de cabelo Wagner Nascimento de Macedo, durante o Verão, os jovens costumam abusar dos banhos de mar e piscina. Por isso, devem ficar atentos aos sinais do cabelo neste período, pois, assim como os adultos, os adolescentes precisam usar protetores e óleos térmicos, além de hidratar os fios com maior frequência.

Quando o jovem não toma os devidos cuidados com o cabelo, podem aparecer os famosos fios embaraçados e quebradiços, pontas duplas e excesso de oleosidade, que dão a sensação de cabelo pesado. 

Portanto, para ter um cabelo saudável use e abuse de produtos que reponham os ingredientes necessários, cremes para pentear e faça hidratações, no mínimo, duas vezes por semana. O cuidados ajudam a impedir que o cabelo fique prejudicado com o calor.

Os pés também merecem cuidados na época mais quente do ano

Na maioria das vezes, os jovens ficam muito tempo com calçados fechados. As meninas, com sapatilhas e, os garotos, com tênis. Entretanto, não é saudável que isso aconteça com frequência, pois os pés exigem cuidados especiais, inclusive no verão.

Os pés precisam ficar livres, tomar Sol, ter ventilação e ser bem enxugados no meio dos dedos, segundo a podóloga e consultora da MIP Brasil Farma, Eni Lima. Assim, é possível evitar a proliferação de fungos, bactérias e do desagradável chulé. Quem não toma os devidos cuidados corre o risco de ficar com frieiras, descamação da pele, calos e até verrugas.

Portanto, lavar bem os pés, secar corretamente os dedos, manter meias e sapatos sempre limpos, além de usar talco, desodorante e cremes no local são ótimas maneiras de evitar ressecamentos, rachaduras ou mau cheiros e manter a saúde dos pés nesse tempo quente que está por vir.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;