Setecidades Titulo SOS Bairros
Sinalização falha traz risco aos pedestres em cruzamento

Faixas de travessia estão apagadas entre as ruas Jaguarão e Jequitibá; população cobra manutenção

Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
20/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 O cruzamento entre as Ruas Jaguarão e Jequitibá, no Campestre, em Santo André, representa risco de atropelamento aos pedestres e de colisão aos motoristas que circulam pelo local. Embora haja sinalização viária, como faixas de pedestres no local – apesar de parcialmente apagadas –, e aviso de ‘pare’ nas esquinas, condutores não respeitam as indicações e avançam em alta velocidade pela área.

A aposentada Carmem Fonseca de Souza, 83 anos, que há 58 mora na Rua Jaguarão, afirma estar cansada da situação. “Esse cruzamento sempre foi perigoso, mas, desde que as faixas de pedestres perderam a tinta, ficou pior. As sinalizações estão quase sem cor. Se antes os motoristas já não respeitavam, agora é que não param mesmo.”

Carmem afirma que o movimento de veículos pelo bairro aumentou no horário das 18h30, tendo em vista que os motoristas ‘fogem’ do trânsito das ruas Marina, Tietê e Avenida Prestes Maia, e cortam caminho pela Jaguarão. “Ninguém respeita a sinalização. Aqui nestas ruas há muitos idosos, canso de ter de correr para não ser atropelada. E ainda buzinam para nós.”

Também aposentado e morador da Rua Jequitinhonha, que fica atrás da Jequitibá, José Valdo, 70, considera perigoso atravessar o cruzamento. “A Prefeitura precisa pintar essas faixas e colocar fiscalização. Se fizerem algo para melhorar será ótimo.”

Bem em frente ao cruzamento, o marceneiro Ed Carlos Dias, 33, acompanha os problemas. O funcionário da marcenaria diz que é alto o número de colisões de carro e de pessoas se arriscando pelas faixas de pedestres apagadas. “Todos atravessam correndo, e os carros estão sempre em alta velocidade. Como o trecho cruza quatro pedaços de rua, batida é o que não falta. Se não dá para a Prefeitura colocar semáforo, então que pinte as faixas e aumente a fiscalização.”

A Prefeitura de Santo André informou que realizará estudo técnico na região para avaliar melhorias para a segurança do pedestre, bem como o reforço da sinalizações horizontal e vertical.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;