Memória Titulo Boni
E o agitador cultural Boni chega aos 75 anos...
Por Ademir Medici
04/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 “O Boni era muito animado. Telefonava para todo mundo em seus aniversários. E achava março muito especial, porque quase todos do Grupo Cênico Regina Pacis faziam aniversário no mês.

Quando eu ligava para cumprimentá-lo, ele falava: daqui a dois dias a gente inverte os cumprimentos. O Boni participou do Regina Pacis de 1972 a 2002. Foram quase 30 anos ininterruptos contribuindo com a nossa história teatral.”

Hilda Breda, colega do Boni no Regina Pacis e hoje presidente do grupo, sediado em São Bernardo.

 

Uma data: 25 de julho de 2002. José Bonifácio de Carvalho participa do painel ‘Caminhos Culturais do Grande ABC’, dentro do 7º Congresso de História, realizado em Rio Grande da Serra. Ao lado de Boni, Dalila Teles Veras, Milton Andrade, Antonio Possidonio e Alexandre Takara.

 

Hoje é o aniversário de José Bonifácio de Carvalho. O neto do coronel Bonifácio de Carvalho da escola famosa de São Caetano. O advogado, formado pela São Francisco, que fez carreira de destaque em grandes empresas nacionais e multinacionais. O Boni do teatro amador de São Caetano (belos tempos da Acasc nos anos 1960) e São Bernardo. O Boni, verdadeiramente, e por vocação, um agitador cultural e da memória.

Na história do Centro Acadêmico de São Caetano, José Bonifácio de Carvalho tem papel fundamental. Quando colegas universitários seguiam com carreiras vitoriosas, coube ao Boni sugerir e realizar os primeiros encontros de confraternização entre eles. Encontros que se seguem até hoje, guiados pelo sucessor de Boni, Carmelo Conti.

“No tempo do Centro Acadêmico, o presidente era o Ramis e eu, o secretário. Em 2001 voltamos. Dizíamos: “O encontro dos Colegas do Bonifácio” – que na verdade era o encontro dos Colegas da Escola Coronel Bonifácio e não deste Boni que está falando”, relembra Boni, modesto, divertido.

– Como está você, Boni?

– Estou bem. O pior já passou...

 

MENSAGEM

Pois saibam todos de São Caetano, do Centro Acadêmico de todos os tempos, da área teatral, da memória – como a Fundação Pró-Memória de São Caetano, da qual foi colaborador – das empresas por onde Boni atuou, os colegas da turma de 1962 do Tiro de Guerra de São Caetano, que o aniversariante do dia está de fato bem. Recupera-se. Preserva o espírito de sempre, de agitar, de aglutinar. De contar histórias para que elas não se percam. De reunir para não dispersar.

Memória conversou longamente com o Boni. Não gravamos sua fala. Anotamos no papel e no coração. E repassamos a vocês um pouco do que ele falou.

Nossa mensagem é para que todos se lembrem do Boni neste domingo – e nos dias, meses e anos que virão. Aquele amigão de todos, acreditem, chega aos 75 anos.

 

COM VOCÊS,

O AMIGO BONI...

O primeiro encontro dos Colegas do Bonifácio foi no Bar Brasil, na entrada da cidade.

Um encontro especial foi quando homenageamos Mário Trigo, o dentista da Seleção Brasileira de Futebol, casado com uma colega nossa, ele que era do Grande ABC.

As mulheres acadêmicas diziam que o nosso grupo formava um “clube do Bolinha”. A minha mulher também dizia. Então tentamos mudar o rumo das coisas. É claro que as mulheres sempre foram muito bem recebidas.

Tempos depois, paramos. Não estava muito bom. Baixou uma depressão terrível. Carmelo deu sequência aos encontros. O grupo mudou o nome, mas muitos ainda falam dos “Colegas do Bonifácio”. Quando dá, compareço.

O grupo se diversificou. Hoje não reúne apenas os que estudaram. É natural que isso ocorra. Mas sempre se fala dos pioneiros, o Dr. Formiga, o professor Garbelotto. O Ramis era daquele grupo dos pioneiros e está conosco até hoje.

 

José Bonifácio de Carvalho

Nascimento: 4-3-1943, em São Paulo

Filiação: José Bonifácio de Carvalho e Adelaide Dagrella de Carvalho

Escolaridade: Grupo Escolar Senador Flaquer, do bairro Fundação; Colégio Coronel Bonifácio de Carvalho; Faculdade de Direito do Largo São Francisco

Primeiro emprego: Secretaria da Segurança Pública, delegacia do Pátio do Colégio, nos tempos ainda de estudante

Outras empresas: CTBC, Grupo Eluma, Esan, Thompson, Cofap, Sherwin-Williams, Lafer…

Mulher: Vera Ribeiro de Carvalho

Filhos: Marcelo, Marcos, Márcia e Mauricio

Netos: Miguel, Murilo, Manoela, Gabriela.

 

Para lembrar o Santo André

Hoje também é o aniversário do radialista José Cláudio de Oliveira, o locutor oficial da Festa do Santo André padroeiro da cidade.

Oliveira nasceu em Bandeirantes, no Paraná, em 4 de março de 1942. Está em Santo André desde 1960. Atuou em emissoras como a ABC, Clube e Transamérica. E acha que Santo André deveria retornar com a Festa do Padroeiro, em 30 de novembro, com as procissões que iam do Centro à Vila Metalúrgica.

José Claudio Oliveira veio ao Diário em companhia de Rubens Gallino, que durante 52 anos trabalhou na Swift e que está todo entusiasmado: a Swift está voltando.

Gallino e Oliveira procuram um exemplar do livro Programa de Auditório, esgotado há anos. Querem dar de presente a outro nome da mídia da região, José Benedito Adriano, o Tamoio.

Que se reedite Programa de Auditório e que voltem as procissões de Santo André. Estes são os desejos de Oliveira e Gallino. E os nossos também.

 

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 4 de março de 1988 – ano 30, edição 6692

Manchete – Ulysses Guimarães, presidente da Câmara Federal e da Constituinte, admite que sistema de governo deva ser votado domingo: presidencialismo? Parlamentarismo?

O julgamento dos prefeitos – Diário ouve 70 moradores de Diadema, que dão nota 6,6 à administração do prefeito Gilson Menezes – o mais bem avaliado dentre os sete prefeitos.

Polícia – Seccional do ABC intensiva combate à droga.

Memória – Príncipe de Napoli e olarias de São Caetano.

 

Em 4 de março de...

1918 – Apuração das eleições de 1º de março. Rodrigues Alves sai na frente à Presidência da República, Delfim Moreira de vice, Alfredo Ellis senador por São Paulo.

No Grande ABC, então município de São Bernardo, incluído no 1º Distrito paulista, obtém votos à Câmara Federal: Salles Junior, 167 votos; C. Garcia, 160; F. Braga, 167; Galeão Carvalhal, 163; R. Cardoso, 160; C. Braga, 29; José Piedade, 6.

A guerra. Do noticiário do Estadão: os delegados moscovitas assinam o tratado de paz sem nem ao menos ler as suas cláusulas.

 

Santos do Dia

Casimiro

Arcádio

Eugênio

João Antonio Farina

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 4 de março:

Em São Paulo, Queluz, no Vale do Paraíba. Elevado a município em 4-3-1842, quando se separa de Areias

Na Bahia, Pindobaçu

No Mato Grosso, Santa Terezinha

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;