Memória Titulo
Nossos santos, nos cemitérios do Grande ABC

Esses três personagens fizeram e fazem história no Grande ABC

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/11/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Esses três personagens fizeram e fazem história no Grande ABC: Vicente Rodrigues Vieira, o São Vicente de São Caetano, e as meninas Vanilda Sanches, de Santo André, e Neves Nascimento Ribeiro, de São Caetano. A história dos três está registrada nas páginas do Diário, de hoje e de ontem.

Foi assim em 1º de novembro de 1979, quando o Diário anunciava mais um Dia de Finados. Nossos repórteres percorreram os vários cemitérios, e entre as fotografias feitas estão as duas de hoje, do São Vicente Curandeiro, no Cemitério de Vila Paula, e da Vanilda, no Cemitério de Vila Assunção.

* Vicente Rodrigues Vieira está sepultado na quadra 10, jazigo 83, em Vila Paula. Natural de Santo Amaro. Veio para São Caetano entre 1906 e 1909. Recebia em casa romeiros de vários Estados brasileiros e países sul-americanos em busca de cura para suas doenças. Foi o primeiro grande relações públicas de São Caetano. Morreu em 9 de março de 1925. Tinha 52 anos.

* Vanilda Sanches nasceu em 3 de agosto de 1943, em Santo André. Morreu com 15 anos de idade em 6 de outubro de 1958. Seu túmulo atesta as muitas graças concebidas.

* Neves nasceu em 21 de janeiro de 1937 e morreu a 28 de julho de 1948, aos 11 anos. Sua capela, no Cemitério da Cerâmica, fica na quadra 20, sepultura perpétua 13. Considerada milagrosa em especial pelas mulheres.

DEPOIMENTOS
"Para se ter uma ideia da adoração em torno do nome do Pai Vicente, como é mais conhecido, é só passar em frente ao túmulo nas segundas-feiras, para ver a enorme quantidade de velas depositadas ao redor".
Antonio Comini, administrador do Cemitério de Vila Paula em 1979.

"Vanilda chamava atenção por seus dotes artísticos. Aprendia com facilidade. Aos 11 anos já lecionava balé. Apresentou-se em programa de TV, apresentado por Sonia Ribeiro, da TV Tupi. Apresentou-se na Rádio ABC. Fez shows em todo o Grande ABC e em São Paulo. Estudou com Rosita Serrano, em São Caetano. Tomou aulas de piano".
Diário, 2-11-1979.

"As moças prometem deixar os vestidos caso consigam arranjar casamento. Eu guardo essas roupas e empresto para outras moças pobres que não têm dinheiro para comprar seus próprios vestidos de noiva. Também empresto os vestidos de primeira comunhão".
Dona Rosalina, mãe da menina Neves, em entrevista ao Diário há 30 anos.

ÓLEO
No túmulo de Vanilda, pessoas buscavam óleo, que consideravam santo, utilizado para curar certos males.

NEVES
Neves Nascimento Ribeiro morreu vítima de tétano. Residia na Vila São José, em São Caetano.

Menos de um mês depois da morte, Neves apareceu à mãe Rosalina, numa sessão espírita. Sossegou a mãe. Disse que estava feliz, ao lado de Nossa Senhora. Pediu a ela que construísse uma capela e disse que estava aprendendo a fazer milagres. Seus milagres são registrados em forma de vestidos de noiva e de primeira comunhão que eram deixados junto à sua capela.

Tereza Delta, ano 90
Hoje é o aniversário de nascimento de Tereza Delta, a primeira mulher do Grande ABC a ser prefeita (1947) e deputada estadual. Fez história em São Bernardo. Aliou-se aos trabalhadores do DER, os que construíram a Via Anchieta, e foi madrinha de pelo menos dois times de futebol, Palestra e Vila Baeta.

São muitas histórias desta mulher valente, decisiva e avançadíssima no seu tempo. Não foram raros os momentos em que a elite uniu-se contra ela. Hoje é comum sermos procurados para repassar notícias sobre essa mulher paulistana, nascida em 2 de novembro de 1919, e que elegeu São Bernardo a sua terra.

VOZ DE OURO
Hoje é também o aniversário de nascimento de Rolando Marques, a Voz de Ouro do Grande ABC, locutor titular de Os Craques do Rádio, equipe da Rádio Diário formada também por Oswaldo Lavrado, Jurandir Martins, Sidney Lima, Edward de Souza e toda uma galera que fez história no rádio-jornalismo do Grande ABC. Rolando Marques, registrado Rolando Bufânio, nasceu em São Paulo em 2 de novembro de 1943.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 2 de novembro de 1979

Manchete - Figueiredo (presidente da República) regulamenta lei da anistia.

Sindicalismo - Cresce a greve dos metalúrgicos em São Paulo. Piquetes paralisam as grandes indústrias da Zona Sul. Assassinato de Santo Dias da Silva, da Pastoral Operária, gera protesto do Comitê Brasileiro Pela Anistia, seção ABC.

Automóveis - Aprovado o oitavo aumento do ano.

Finados - Cemitérios também são um centro de comércio.

Editorial - Frágil estrutura impede atuação da Sunab.

Futebol - Santo André empata em Rio Preto: 0 a 0 com o Votuporanguense, pela fase semifinal da Divisão Intermediária, ontem à noite.

Social - Independente, de Mauá, realiza amanhã o Baile da Abertura - em alusão à anunciada abertura política brasileira. Animação: Porão 99.

Polícia - Em Mauá, menina acusa ciganos de assassinato.

EM 2 DE NOVEMBRO DE...
1939 - Imprensa noticia a publicação do novo livro de Monteiro Lobato, O Minotauro.

HOJE
Dia de Finados ou dos Fiéis Defuntos, Dia da Prevenção Contra Doenças do Coração, Dia Internacional da Abolição da Escravatura, Dia Nacional das Relações Públicas e Dia da Astronomia.

SANTOS DO DIA
Bárbara, Pápias, Tobias e Tomas de Walen.

ALMANAQUE
Henrique Poletto
Nascimento: Santa Cruz das Palmeiras (SP), 2 de novembro de 1905.
Vereador: 1948-51; 1952-55 (suplente).
Partido: PTB.
Falecimento: Santo André, 25 de maio de 1988.
Sindicalista. Atuou por muitos anos junto ao Sindicato dos Operários Tecelões de Santo André, do qual era procurador já em 1939. Alcançou a presidência do sindicato.

Ario de Barros Rangel
Nascimento: Ibirá (SP), 2 de novembro de 1914.
Vereador: 1952 a 1963.
Partido: PTB.
Trabalhou na contabilidade da Rhodia Têxtil. Foi presidente do Conselho Deliberativo da Ação Social Cristã. Vice-presidente do Conselho da Igreja Evangélica Presbiteriana Independente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;