Política Titulo São Caetano
Palacio é ratificado, mas ainda sem vice

Com seis siglas no arco, candidato ao Paço de S.Caetano encontra dificuldade para referendar companheiro de dobrada; ata ficou aberta

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
31/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Em convenção realizada ontem na Câmara, o vereador Fabio Palacio foi confirmado como postulante à Prefeitura de São Caetano pelo PR, colocando-se como “caminho diferente” no processo, mas a ata do encontro ficou aberta sem registrar o companheiro de chapa majoritária. Com seis partidos no arco de alianças (PR, PRP, PTC, PSC, PMB e PTdoB), o parlamentar, que está no terceiro mandato no Legislativo, encontra dificuldade para referendar o nome do vice na dobrada. Aproximadamente 400 pessoas estiveram na atividade, entre elas o empresário Aparecido Viana, que chegou a entrar na corrida pelo Paço, só que desistiu da empreitada.

Aos 38 anos, Palácio entrará na disputa pelo Paço pela primeira vez. A candidatura do republicano era vista com desconfiança no meio político. Ele tenta emplacar nome em terceira via, considerando a estrutura de campanha do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) e do ex-chefe do Executivo José Auricchio Júnior (PSDB). Adotou discurso de que a cidade vem caindo em índices de desenvolvimento nos últimos dez anos. “Ideia do projeto é mostrar, sem nada mirabolante, aquilo que podemos melhorar. Vamos desmontar as grandes máquinas. Atuação sem pessoas buscando cargos. Queremos máquina enxuta para o município voltar a se crescer.”

Palacio frisou sentimento de insatisfação dos moradores com os rumos de São Caetano. Segundo o prefeiturável, há quantidade grande de munícipes – sem mencionar números específicos e fonte – querendo deixar a cidade. “Mesmo inconformismo é de boa parte da população. Que não acredita nem no que está (Pinheiro) e nem no que estava (Auricchio governou o Paço de 2005 a 2012). Buscando caminho novo. É esse caminho que eu represento. Eu posso combater grandes máquinas que fazem a cidade não avançar”. Há avaliação de que o republicano pode evoluir nas pesquisas de intenções de voto. Ele se equipara hoje ao patamar do ex-vereador Gilberto Costa (PEN). O republicano buscou, recentemente, compor chapa com o próprio Gilberto na tentativa de viabilizar quadro com maior viabilidade eleitoral, só que as tratativas não tiveram sucesso. O nome do PEN formalizou candidatura à Prefeitura na semana passada.

Logo no início da pré-campanha, Palacio demonstrou interesse em entregar a vice ao PTB, legenda tradicional na cidade, que fechou, contudo, com Pinheiro. Aparecido Viana e a delegada titular do 3º DP (Distrito Policial) de São Caetano, Lucy Mastellini Fernandes (PTdoB), que também era pré-postulante ao Paço, foram sondados. A situação não prosperou. “Será apresentado dentro do tempo legal das convenções, até o dia 5”, alegou Palacio.

Diante do impasse, Paulo Herculano, quadro interno do próprio PR, é citado no cenário para integrar a dobrada. “Há partidos que fizeram suas convenções e tiveram as atas abertas. São com esses partidos que mantemos conversas”, despistou, sem falar sobre possíveis nomes. PV e PRB são apostas, nos bastidores, por eventual adesão ao projeto de Palacio. Os verdes, por exemplo, retomaram fala de plano solo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;