Esportes Titulo Projeto
Kassab viaja à África do Sul para apresentar o projeto do estádio de Pirituba
Por
04/07/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), desembarca terça-feira em Joanesburgo com a possibilidade de anunciar oficialmente a construção do novo estádio em Pirituba para receber o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014.

Kassab espera já poder anunciar quem pagará pela obra e os detalhes sobre o projeto. A Fifa confirma que, nesta semana, terá reuniões com representantes da prefeitura para falar sobre o assunto e vai pedir pressa aos brasileiros para que as obras finalmente comecem.

O anúncio final de Kassab só não é certeza porque ainda depende das negociações com a Fifa. Se o projeto que Kassab levar receber o sinal verde, o anúncio da nova arena poderá ocorrer na quinta, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estiver na África do Sul para lançar o logo oficial do Mundial de 2014.

O Estádio do Morumbi foi vetado sob a alegação de que não tinha projeto adequado nem garantia de financiamento por parte das autoridades públicas. Ainda que a exclusão do estádio tenha sido anunciada em conjunto pela Fifa e pela CBF, a entidade máxima do futebol empurrou a responsabilidade pela decisão à entidade presidida por Ricardo Teixeira.

Nem a Fifa nem a CBF imaginam uma Copa do Mundo sem a cidade de São Paulo e, assim que o veto foi orquestrado, a Fifa insistiu que apenas aceitaria a exclusão do estádio paulistano se um projeto viável fosse o substituto. O candidato natural era o complexo de Pirituba.

Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol, chegou a dar indicações de como seria esse projeto. Segundo ele, a arena seria para 80 mil pessoas, com um dos maiores centros de convenções do mundo acoplado ao estádio.

A Prefeitura discute o formato de financiamento da obra, que tomaria como base uma parceria público-privada. Entre os investidores, parte importante viria do Exterior. Para a Fifa, a Prefeitura teria de dar garantia financeira para a obra ser aprovada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;