Economia Titulo Atividade Econômica
PIB de janeiro cresceu 7,1% com ajuda dos investimentos
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
30/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O PIB (Produto Interno Bruto) de janeiro expandiu 7,1% sobre igual período de 2009 e 0,3% ante dezembro. Conforme pesquisa Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica, o crescimento foi estimulado, no âmbito da demanda, principalmente pelo investimento das empresas e o consumo das famílias.

De acordo com o professor do Instituto de Economia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Fernando Sarti, o resultado é considerado "um crescimento sólido". "Principalmente porque o crescimento do investimento está maior do que o consumo", completa.

O levantamento toma como base o PIB trimestral apresentado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e especula, estatisticamente, o resultado de janeiro agregando dados econômicos divulgados em 2010. A pesquisa referente ao PIB de 2009 apontou decréscimo de 0,1%, contra queda oficial de 0,2%.

O consumo das famílias aumentou 10,2% em janeiro, sobre o mesmo mês de 2009. Os investimentos das empresas subiram 15,4%, as exportações 9,2% e o consumo do governo 0,7%. O gerente de indicadores de mercado da Serasa, Luiz Rabi, credencia a expansão à base fraca em 2009 pela crise. "Em janeiro do ano passado, tínhamos baixa de 14,8% nos investimentos."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;