Esportes Titulo Powerlifting
Mulheres mostram força em S.Caetano
André Battistini
Especial para o Diário
08/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Mulheres levantando peso e mostrando força. No Dia Internacional da Mulher, o dito sexo frágil mostrará que pode surpreender aqueles que duvidam de sua capacidade, no Campeonato Paulista Feminino de Powerlifting (levantamento de peso), que será realizado a partir das 11h, no ginásio Marlene José Bento, em São Caetano.

As competidoras (a organização espera 70 atletas) de elite serão divididas em dez categorias de peso (de até 44kg a acima de 90kg) e outras seis de idade. Um destaque é a categoria estreante, que visa difundir o levantamento de peso e reunirá atletas que nunca participaram de torneios federados, mas que pretendem fazer do hobby uma atividade esportiva.

Neste ano, pela primeira vez, as datas das competições masculinas e femininas serão em dias diferentes, já que, segundo a organização, a participação dos homens acaba às vezes ofuscando a das mulheres.

"Essa divisão foi boa e dará mais visibilidade às mulheres, porque muitas vezes o público ia mais para ver a competição masculina. Vamos mostrar que aguentamos mais que muitos homens. O esporte já é muito difundido fora do País e buscamos isso aqui no Brasil também", disse Patrícia Cândido, atual campeã paulista da categoria Open (até 75kg) e que defende a academia Gerson Doria, de Santo André.

Patrícia faz parte do efetivo da Guarda Municipal de São Caetano e pratica o levantamento de peso há dez anos. "No trabalho, muita gente não acredita que consigo levantar tanto peso", disse a atleta, que ergue até 190 kg no exercício agachamento.

A modalidade é dividida em três etapas: supino, levantamento terra e agachamento. Elas são somadas e a melhor marca define o ganhador de cada categoria. Os melhores de hoje se classificam para o Campeonato Brasileiro, que será disputado em maio, na cidade de Itu.

CRESCIMENTO - O levantamento de peso, apesar de ser um esporte desconhecido para muita gente, vem crescendo no País.

Claúdia Nagata, campeã sul-americana em 1999 destaca a evolução nos últimos dez anos. "Ainda estamos distantes dos países de ponta, mas o nível técnico melhorou consideravelmente. O que ajudou muito foi o Bolsa-Atleta (programa de ajuda financeira do Ministério do Esporte), que permite aos esportistas dedicarem-se apenas à modalidade", declarou Cláudia.

Porém, um problema aflige o esporte. Os praticantes do levantamento de peso, assim como acontece em outras modalidades de menor popularidade, não conseguem sobreviver apenas da prática esportiva e têm, quase sempre, uma outra profissão para sobreviver.

"Se não tiver uma parceria e não receber o Bolsa-Atleta, o competidor tem de arcar com os custos do próprio bolso", disse Rafaele Mendes, 22 anos, que está cotada como uma das favoritas a vencer o Campeonato Mundial Junior, que será realizado em agosto no Brasil.

Esporte vence preconceito e abre espaço a deficientes

O Campeonato Paulista Masculino da modalidade será disputado nos dias 21 e 22, em São Caetano - novamente o ginásio Marlene José Bento deve receber as provas.

O que pouca gente sabe é que levantamento de peso abre espaço também para portadores de necessidades especiais, o que poderá ser visto na competição da próxima semana.

"É maravilhoso praticar o powerlifting. Quase sempre, os deficientes acabam ficando em casa, isolados. Nunca imaginei fazer um esporte, principalmente porque temia pela falta de suporte", disse David da Silva, deficiente visual e vice-campeão paulista em 2008.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;