Política Titulo Eleições 2008
PT nacional entra na campanha de Siraque
Por Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
26/07/2008 | 07:06
Compartilhar notícia




O PT de Santo André começou a minar ontem os resquícios da prévia a qual dividiu o partido, no ano passado. Pela primeira vez, desde que foi aclamado candidato da sigla à sucessão, Vanderlei Siraque recebeu apoio de liderança nacional da legenda: o deputado federal Ricardo Berzoini, presidente do PT.

A caminhada na feira no Parque João Ramalho apagou a impressão deixada no pós-prévia de que a cúpula petista não se empenharia na campanha de Siraque em solidariedade à vice-prefeita Ivete Garcia, derrotada na disputa interna.

"Meter-se em uma prévia na qual os dois lados têm legitimidade seria complicado. Fiquei à distância, torcendo para o partido conseguir a unidade, independentemente do resultado. Tenho certeza de que a maioria das lideranças virá a Santo André apoiar o Siraque", argumentou Berzoini.

Entre as palavras de apoio aos correligionários, o dirigente petista afirmou que eleição não se ganha com pesquisa ou favoritismo. "Temos de ir à luta para conquistar cada coração e cada mente", ponderou.

Siraque negou preocupação em suposta ausência de lideranças, mas desabafou. "Fizemos questão da presença do companheiro Berzoini porque há a impressão de que aqui a gente dá conta de tudo sozinho. Mas não, precisamos dos diretórios estadual e nacional."

O prefeiturável confidenciou a vontade de ter o presidente Lula ao lado, mas reconheceu a dificuldade. "Seria bom, mas ele governando e fazendo obras do PAC aqui já está bom", conformou-se.

ESTRELA APAGADA
Um fator que chama a atenção nesta eleição é o sumiço ou mesmo a descaracterização da estrela do PT. Ontem, militantes vestiam camisetas brancas com a estrela símbolo do PT em azul. No próprio material de campanha de Siraque, as bandeiras, antes vermelhas, deram lugar ao amarelo.

Chefe maior do PT, Berzoini não identifica uma perda de identidade. "Nos últimos dias, usei estrela verde no paletó, símbolo dos ambientalistas do partido. Temos orgulho do vermelho, mas hoje temos de respeitar o fato de estarmos aliados a outras forças."

Siraque segue o mesmo raciocínio. "O PT é de todas as cores. Não podia identificar as estrelas (na bandeira) porque sou candidato de dez partidos, não apenas do PT."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;