Setecidades Titulo Saúde
Baixa umidade do ar aumenta busca por serviços de Saúde
William Cardoso
Do Diário do Grande ABC
08/07/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


A chegada do inverno trouxe de volta a baixa umidade, que anda próxima dos níveis de atenção no Grande ABC e tem levado crianças e idosos às unidades de saúde. A última chuva na região ocorreu há mais de um mês, em 4 de junho, quando chegou a 27 milímetros.

Os serviços de Saúde têm visto o volume de atendimento crescer, em média, entre 30% e 40% nas últimas semanas. Exemplo disso, é que as máscaras de inalação foram bastante utilizadas ontem no Pronto Atendimento Central, de Santo André. O serviço foi procurado para aliviar sintomas das doenças que atingem o sistema respiratório.

O porteiro José Manoel da Silva, 60 anos, passou o fim de semana com uma chiadeira no peito que insistia em incomodá-lo, até buscar ajuda ontem. "Agora, melhorou bastante", disse.

A operadora de caixa Aldenísia Lima e Silva, 36, acompanhou a filha de 5 anos ao PA. A menina estava há oito dias com tosse. "Trago quando não tem mais jeito, até porque preciso trabalhar", explica.

Maria Aparecida Dix Chehab, diretora técnica do PA Central, diz que é um equívoco deixar o atendimento para depois, porque só o médico pode fazer o diagnóstico correto. "O leigo confunde essas doenças", afirma.

Evitar aglomerações e locais pouco ventilados, beber bastante água e usar vaporizador estão entre as medidas importantes para se manter saudável.

A expectativa é de melhora no clima até o fim da semana. Os meteorologistas apontam a possibilidade de entrada de massa de ar frio amanhã à noite. Isto contribui para o aumento da umidade relativa do ar na região, que estava próxima a 30% no período da tarde. A previsão é de que chegue a 60% na quinta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;