Cultura & Lazer Titulo Dança
Panorama da dança quer testar limites
Luís Felipe Soares
Especial para o Diário
02/07/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Explorar o limite de criação dos coreógrafos em suas obras. Esse é o objetivo da oitava edição do Panorama Sesi de Dança, que começa hoje à noite no Teatro do Sesi na unidade da Avenida Paulista. Serão apresentadas nove coreografias de sete grupos de dança. Há quatro representantes de São Paulo e companhias de Santa Catarina, Piauí e, até mesmo, da Alemanha. O evento segue até o dia 13, de terça a sábado, às 20h, e domingos, às 19h. A entrada é franca.

"Trouxemos profissionais que vêm imprimindo sua assinatura na dança brasileira", explica a coreógrafa, diretora e atriz, Renata Melo, curadora deste ano.

Renata já esteve presente no Panorama em sua primeira edição, mas como participante. Agora do outro lado do projeto, precisou observar os espetáculos com novos olhos. "No papel de organizadora, você tem de analisar os trabalhos com isenção, já que são seus colegas de profissão. Foi preciso um novo ponto de vista."

O projeto é uma grande oportunidade para os mais novos. "O Panorama serve como vitrine para coreógrafos promissores, como Juliana Moraes e Lu Brites", diz Renata.

O primeiro espetáculo é Pequenas Frestas de Ficção Sobre Realidade Insistente, do grupo Cena 11, de Florianópolis. Com direção artística e coreografia de Alejandro Almed, a atração é uma fábula que reúne diferentes elementos, fazendo com que eles ganhem novos significados. Caracterizado pela modernidade, utiliza muitos recursos multimídias e tem a presença de um cão entre os diversos bailarinos em cena, o que necessitou de uma autorização especial do Sesi. O show ocorre hoje e amanhã.

A presença de mais grupos paulistas se deve às limitações financeiras do evento. Segundo a curadora Renata Melo "é um festival que não tem muita verba" e trazer grupos de fora de São Paulo é complicado. O ideal seria reunir gente de todo o Brasil. "Quem sabe mais para a frente", diz.

O projeto nasceu em 2001, quando se tornou uma atração fixa na programação do Teatro do Sesi Paulista. Já passaram pelos palcos cerca de 80 coreografias, apresentadas para mais de 29 mil pessoas. Entre os participantes que fizeram parte do Panorama, estiveram o Balé da Cidade de São Paulo, a Cia. Deborah Colker, Cisne Negro Cia. de Dança, Stacatto Cia. de Dança (de São Paulo) e a Wood Dance Company, de Nova York. Ao longo dos anos, a curadoria esteve a cargo das coreógrafas e dançarinas Susana Yamauchi e Ivonice Satie, além da jornalista Ana Francisca Ponzio.

Panorama Sesi de Dança 2008 - Dança. Até 13 de julho, no Teatro do Sesi - Paulista - Av. Paulista, 1.313. Tel.: 3146-7405. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;