Turismo Titulo Neve ao Sul
Neve com Pimenta

Descidas alucinantes, infraestrutura moderna e simpatia abissal temperam o esqui no Chile

Por Andréa Ciaffone
do Diário do Grande ABC
03/07/2014 | 07:07
Compartilhar notícia


Espremido entre o Pacífico e os Andes, o Chile é um país cheio de surpresas saborosas. Produz vinhos excelentes, capricha na gastronomia e simplesmente quebra a banca quando o assunto é esqui. Na região conhecida como Los Tres Valles, a topografia desequilibra a disputa com outros países e oferece a maior superfície apta para a prática de esqui na América do Sul. A trinca é formada por la Parva, El Colorado e Valle Nevado, sendo este último o campeão na preferência dos brasileiros amantes dos esportes de neve.
E eles não são os únicos. Gente do mundo todo voa para os Andes chilenos para curtir as pistas geladas em altitudes que ultrapassam os 3.000 metros. Embora Portillo tenha as pistas mais desafiadoras, Valle Nevado recebe mais turistas devido às suas dimensões. à localização e à variedade de pistas.
Localizado a apenas 60 quilômetros do aeroporto de Santiago, Valle Nevado está a 3.025 metros de altitude, o que exige do viajante um tempinho para aclimatação antes de aproveitar as 45 pistas de esqui ou snowboard que somam 31 quilômetros. Ao todo, são 9.000 hectares de superfície esquiável, que já estava bem coberta de neve fofa duas semanas antes da abertura da estação.
Inaugurado em 1988, Valle Nevado traz uma concepção moderna dos esportes de neve e do tipo de turismo que eles inspiraram. O resort é formado por um conjunto de três hotéis: Tres Puntas, Puerta del Sol e Valle Nevado, respectivamente três, quatro e cinco estrelas – o que permite uma mistura mais ampla de público e abre espaço para que famílias inteiras possam aproveitar a temporada.
Até 2022, serão construídos dois novos edifícios residenciais por ano para que mais pessoas desfrutem da melhor neve do mundo. Ao todo, mais de US$ 150 milhões serão investidos em infraestrutura para tornar o complexo o maior da América do Sul.
O conjunto formado por Valle Nevado, El Colorado e La Parva esbanja grandiosidade e soma 107 quilômetros de pistas cobertas por neve em pó. Na região, o desnível entre o topo e a base das montanhas é de 810 metros – mais ou menos a diferença entre o Planalto Paulista e a Baixada Santista. Quando as pistas acabam, a neve continua e os mais experientes não perdem a oportunidade de curtir a neve virgem em descidas fora das pistas.
Outra possibilidade no local é o heliski, em que o esquiador dispensa os meios de elevação tradicionais e parte para montanhas inexploradas só acessíveis por helicóptero. Essa modalidade permite descida de até 2.000 metros.
Mas o resort também pensa na outra ponta, nos que estão aprendendo. Por isso, um dos destaques é a Escola de Neve, com aulas para adultos e crianças no método criado pela marca Burton, que vem sendo sucesso no ensino de esportes de neve nos Estados Unidos. A ideia é melhorar a experiência do aprendizado, fazendo com que as aulas sejam agradáveis e divertidas.
Já para os que têm maiores chances de se tornar bons esquiadores – a turma entre 3 e 9 anos –, Valle Nevado criou o Riglet Park, um local criado especialmente para essa faixa etária de aprendizes.
A novidade para os habituées é que o Snowpark The Gap foi aumentado e traz pistas até a base do teleférico Prado. Com isso, dobra de tamanho e traz novas zonas de salto e áreas para o freestyle e outras variantes sob medida aos amantes de adrenalina.
Outra novidade é a inauguração de mais um restaurante, o bistrô La Leñera. A área de serviços também recebeu melhorias e, com 300 vagas de estacionamento, facilita a chegada de quem se hospeda ou mora em Santiago. Aliás, a presença dos moradores da capital faz com o clima da estação seja ainda mais animado.
Localizada ao Sul do Chile, a 718 quilômetros de Santiago, Corralco desponta como uma nova força no cenário da neve. Inaugurado no ano passado, o Corralco Mountain & Ski Resort possui concepção verdadeiramente moderna em termos de hospedagem para esportistas combinada com uma grande preocupação ambiental porque fica dentro da Reserva Nacional Malalcahuello-Nalcas, rodeada por um bosque intocado de araucárias milenares, na encosta do vulcão Lonquimay, com altitudes que variam de 2.400 a 1.900 metros. A arquitetura do resort reflete isso e a construção utilizou materiais da região, basicamente pedra e madeira, o que resultou em um visual integrado à paisagem.
São 5.500 metros quadrados construído e apenas 54 quartos de luxo com infraestrutura composta por restaurante, bar, spa, piscina coberta aquecida, jacuzzi, academia, sala de cinema e salão de convenções. A melhor maneira de chegar lá é ir de avião até a cidade de Temuco, que fica a 120 quilômetros do resort.
Os mais de 500 hectares de área esquiável e as 28 pistas fazem Corralco seduzir esquiadores e praticantes de snowboard. São cinco pistas para iniciantes, nove intermediárias, quatro avançadas, dez para experts (conhecidas como pistas pretas) e quatro áreas fora de pista para os superexperientes. As vias para principiantes oferecem condições ideais para o aprendizado, já que são largas e de pouca inclinação.
A escola conta com professores especializados em esqui e snowboard e dispõe de uma área delimitada e devidamente sinalizada. As pistas intermediárias se assemelham a um grande half pipe e as avançadas têm inclinação acentuada, com muitos obstáculos, sendo ideais para os mais arrojados.

CHILLÁN
Combinando paisagens lindas, descidas espetaculares com águas termais – perfeitas para combater a fadiga muscular que é companheira constante dos esportes de neve – Termas de Chillán figura entre as mais procuradas no Chile. Uma das vantagens da estação, que fica na escosta do vulção Chillán, é a altitude relativamente pequena: apenas 1.650 metros acima do nível do mar, o que dispensa o tempo de aclimatação para explorar os 10 mil hectares de neve e o desnível vertical de 1.100 metros. Como se não bastasse, o resort também oferece snowpark, half pipe, quarter pipe, fun box e jump, equipamentos que atendem a todas as modalidades. Outra coisa que agrega valor é a estação termal, com nove piscinas de azufre e ferro que oferecem um relax saudável para qualquer época do ano.

PUCÓN
Também localizado junto a um vulção (o Villarica), o Gran Hotel Pucón Resort & Club é o centro de atividades da estação, que conta com 20 pistas e nove meios de elevação. Conhecida como “o paraíso do snowboard” e inaugurada em 1990, Pucón apresenta um dos cenários mais deslumbrantes do Chile. Da encosta Noroeste do vulcão, é possível ver os cinco lagos do Sul do país. A latitude varia entre 1.800 e 1.200 metros e a neve úmida permite que a temporada vá até outubro.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;