Memória Titulo Memória
Apae de Santo André, ano 50 e mais desafios

A Apae de Santo André é uma instituição sem fins lucrativos, e tem como missão...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Texto: Luiz Augusto Gimenes

Presidente da Apae de Santo André

A Apae de Santo André é uma instituição sem fins lucrativos, e tem como missão prestar à pessoa com deficiência intelectual e múltipla e seus familiares, assistência, amparo e inclusão na sociedade, a fim de viabilizar seus direitos.

Com uma diretoria composta por rotarianos que atuam voluntariamente na administração da entidade, e contando com uma equipe de cerca de 100 profissionais destacados por seu entusiasmo, pela alegria, pela determinação e pela satisfação em fazer bem feito, a Apae segue em direção aos seus próximos 50 anos, tendo novos desafios a enfrentar.

A representatividade das verbas públicas no orçamento vem sendo reduzida ano a ano. Nos últimos anos houve cortes e reduções de verbas governamentais, e com isso vieram as dificuldades para o alcance do equilíbrio financeiro. Dos quase R$ 3 milhões previstos para o orçamento de 2013, somente 55% das receitas serão provenientes dos convênios firmados com os governos estadual e municipal. O restante é captado através de parcerias junto a empresas, doações de contribuintes, eventos beneficentes, campanhas de arrecadação, entre outros.

Os desafios não param por aí. Neste momento uma proposta de substituição ou modificação no texto atual do PNE (Plano Nacional de Educação), na meta 4, segue em trâmite, e prevê o fim das escolas de educação especial filantrópicas no País, como as Apaes.

Cabe-nos nossa manifestação favorável à manutenção do texto original, que prevê a opção da pessoa com deficiência intelectual de ser matriculada nas escolas de educação especial, ou ainda sua complementação, conforme sugestão da Federação das Apaes.

A proposta de alteração do texto atual prevê o congelamento das parcerias do poder público com organizações filantrópicas, comunitárias e confessionais, além de sua extinção em 2018, sendo obrigatoriamente assegurado o atendimento da demanda diretamente na rede pública, na perspectiva da Educação inclusiva. Ou seja, a proposta propõe uma inclusão radical, sem levar em conta que as demandas da pessoa com deficiência e de seus familiares não são poucas. Defendemos a inclusão mencionada, porém, com os cuidados devidos.

Sabemos que neste momento o governo não tem condições de assumir o trabalho com todos os alunos atendidos atualmente pelas Apaes, não tem estrutura física, nem recursos humanos. Não realizaria os atendimentos com a mesma qualidade, mesmo porque as escolas comuns ainda têm muito que melhorar para atender os alunos que não tem deficiência. Estamos em progresso, mas, infelizmente, esta ainda é uma realidade em nosso País.

Manter as Apaes de portas abertas é mais uma missão de garantia de direitos e de respeito à pessoa com deficiência.

Enfim, somos movidos a desafios. E assim seguiremos na jornada de nossos próximos 50 anos.

Contagem Regressiva

Segunda-feira o Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá completará 80 anos de fundação: 1933-2013.

***

Vivemos o golpe militar de 1964 no Interior. De um dia para o outro vimos pessoas honradas da cidade presas. É quando ouço falar em tortura. Não havia resistência e nem motivo para tal. No máximo eram realizadas reuniões para discutir reformas de base e, como meta da reforma agrária, distribuir terras aos camponeses. Estes, do que ganhavam, tinham que pagar 30%, 40% e até 50%. E todos queriam terra para trabalhar, produzir.

Cf. Cícero Martinha, presidente

HOJE

- Dia da Árvore

- Dia do Fazendeiro

- Dia Nacional de Luta dos Portadores de Deficiência

SANTOS DO DIA

- Ifigênia

- Mateus, apóstolo e evangelista

- Maura de Troyes

EM 21 DE SETEMBRO DE...

1916 – Florinda Albertina Daré Bitolo nasce no bairro dos Meninos, hoje Rudge Ramos. Casou-se com moço do bairro, Valentino João Bitolo, constituindo uma linda família.

1973 – Inaugurada a nova sede da Feasa (Federação das Entidades Assistenciais de Santo André), na Praça Kennedy.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 21 de setembro de 1983 – Ano 26, Nº 5319

MANCHETE – Carta ao FMI reafirma as metas de austeridade

GRANDE ABC – Prefeituras anunciam o plantio de mudas para o Dia da Árvore.

DIADEMA – Prefeitura distribui passes gratuitos de ônibus.

NAS ONDAS DO RÁDIO

ESTADÃO AM (700) e FM (92,9). ESTADÃO ACERVO. Os festivais de música que mobilizavam os auditórios de TV e os telespectadores de todo o País; Pablo Neruda, o grande poeta chileno; 25 de setembro, o Dia do Rádio e a data ligada a uma figura importante da História do Brasil; um passeio pelo Rio Tamisa e a reportagem que deu início ao Projeto Tietê. Apresentação: Geraldo Nunes; produção: Valéria Rambaldi. Hoje e amanhã, às 6h e 20h30.

RÁDIO USP (FM 93,7). Memória. A música e a carreira de Tonico e Tinoco. Produção e apresentação: Milton Parron; divulgação: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

RÁDIO ABC (1570) – Causas Nobres. Uma homenagem ao Dia do Rádio e aos radialistas históricos do Grande ABC. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, ao meio-dia.
EVEREST FM, comunitária (87,5). Programa Classe M. Bloco com canções das décadas de 1940 e 1950, mantidos os chiados e característicos das mídias da época. Em cartaz: Anísio Silva (que morou em Santo André e trabalhou na Pirelli), Ciro Monteiro, Gilberto Alves, Dalva de Oliveira, Isaurinha Garcia e outros talentos do cancioneiro nacional. Há três anos no ar. Produção e apresentação: Marco Antonio Paes. Hoje, das 13h às 16h30, para uma faixa geográfica situada entre Santo André, Santo André e São Paulo.

TRIANON AM (740) - UNIVERSAL AM DE SANTOS (810). Hoje: big band de Tommy Dorsey, cantores Dean Martin e Stacey Kent; amanhã: O Rei do Swing, um das cinco melhores corporações musicais do século 20. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.quintaavenida.mus.br .

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Wilson Simonal, sua vida, suas canções e o encontro histórico com Sarah Vaughan, em 1970, na TV Tupi. Produção e apresentação: Milton Parron; divulgação: Cido Tavares. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ

José Nunes de Moraes, 82. Natural de Ouro Fino (MG). Dia 14. Cemitério Curuçá.

José Augusto Dias, 80. Natural de Penápolis (SP). Dia 16. Cemitério Municipal de sua cidade natal.

Iracy Monteiro Capussi, 78. Natural de Itápolis (SP). Dia 15. Cemitério Curuçá.

Valdomiro dos Santos, 75. Natural de José Bonifácio (SP). Dia 14. Cemitério Curuçá.

Tekle Beliajevas, 75. Natural da Lituânia. Dia 16. Cemitério São Pedro, Vila Alpina.

Johann Lasnik, 68. Natural da Áustria. Dia 15. Cemitério Curuçá.

SÃO BERNARDO

Odete Pereira de Souza, 93. Natural de Carisá (SE). Dia 14, em Santo André. Jardim da Colina.

Wilson Feliciano de Souza, 87. Natural de Colina (SP). Dia 19. Cemitério da Paulicéia.

Joaquim Licinio Batista, 77. Natural de Juramento-Rei (MG). Dia 18. Jardim da Colina.

José Cláudio Silva, 66. Natural de Ibicarai (BA). Dia 14, em Santo André. Jardim da Colina.

Josefa Rosa da Silva, 56. Natural de Gloria do Boitá (PE). Dia 15, em Santo André. Cemitério dos Casa.

Manoel Matias da Silva, 48. Natural de Garanhuns (PE). Dia 12. Cemitério dos Casa.

DIADEMA

Sebastião Antonio da Silva, 59. Natural de Lençóis (BA). Dia 19, em São Bernardo. Vale da Paz.

RIBEIRÃO PIRES

Maria Aparecida Muniz da Silva, 79. Natural de Santo André. Dia 12. Cemitério São José.
Aires de Araújo Ferreira, 68. Natural de Capela (PE). Dia 15. Cemitério São José.

Serviços Funerários: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353.

Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;