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Calote frustra viagem de
formatura de 150 alunos

Estudantes da região embarcariam na madrugada de ontem
para Cancun, México; voo fretado por agência foi cancelado

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
04/07/2012 | 07:00
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A viagem de formatura de cerca de 150 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de cinco colégios do Grande ABC foi frustrada após cancelamento de voo fretado para Cancun, no México, na madrugada de ontem. Pais e alunos estão revoltados com a situação, denunciam o calote e reivindicam ressarcimento do valor investido, que varia entre R$ 4.000 e R$ 6.000.

O pacote de nove dias para resort quatro estrelas em regime all inclusive (hospedagens, refeições e bebidas incluídos no pacote) foi vendido pela agência de viagens Trip & Fun, com sedes na Capital. Na região, foram lesados estudantes dos colégios Singular, Ábaco, Arbos e Petrópolis, de São Bernardo, além de quatro alunos de colégio localizado em São Caetano, que fecharam pacote sem intermediação da escola. Estima-se que pelo menos 200 formandos do interior do Estado também tenham sido prejudicados.

O embarque havia sido agendado para sexta-feira, dia 29, mas o voo foi cancelado poucas horas antes. Remarcada, a viagem aconteceria ontem à 1h30 e novamente alunos foram avisados em cima da hora sobre o cancelamento.

A Trip & Fun informou em seu portal que, por problemas logísticos, algumas saídas para Cancun estão sendo alteradas. O comunicado diz ainda que a empresa prestará auxílio às famílias. Segundo a assessoria de imprensa da agência, a companhia está tomando medidas cabíveis para que os alunos possam embarcar o quanto antes. No entanto, destacou que não há data programada porque depende dos fornecedores. Já os pais que optarem pelo ressarcimento receberão integralmente os valores pagos pelo pacote.

A oferta, entretanto, não minimizou o descontentamento dos estudantes, que se programaram durante todo o ano para as férias. "Bate uma dor no coração. O dinheiro a gente até pode reaver, mas não o momento de diversão que eles perderam", destaca a gerente de vendas Cíntia Johnen, 42 anos, mãe de estudante de 17.
Ela contratou o pacote em agosto, por R$ 5.000. E percebeu que havia algo errado quando solicitou os comprovantes de embarque e reserva de hotel à agência, sem sucesso.

Estava agendada para a noite de ontem reunião entre os colégios e a empresa. Apesar de destacarem que trabalham com a agência Trip & Fun há pelo menos quatro anos, as instituições de ensino cobraram resposta.

DIREITO

O consumidor poderá optar pelo ressarcimento de todo gasto já empenhado ou pelo cumprimento do contrato, explica o advogado Alexandro Guirão, do Procon de São Caetano. "Se desejar, a pessoa lesada pode pleitear reparação por perdas e danos", destaca.

Cerca de 50 pais procuram delegacia em São Bernardo

Desde segunda-feira cerca de 50 pais procuraram o 1º DP (Centro) de São Bernardo para registrar boletim de ocorrência por estelionato. Segundo o delegado titular Victor Lutti, foi elaborado documento genérico que será encaminhado para investigação na Capital. "Se ocorreu realmente o fato criminoso, teve sua consumação em São Paulo e por isso será apurado por lá."

Agora, a luta dos pais lesados é para recuperar o dinheiro investido no pacote de turismo. Para o advogado Pedro Zemeczak, 52, mesmo que a agência de turismo ofereça nova data para embarque, não há como aceitar. "A gente perdeu a confiança. Não sei nem se o hotel é seguro", observa. A viagem de formatura do filho, acertada com a empresa há um ano, custou R$ 4.500.




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