Nacional Titulo
Ecologistas fazem carnaval por baleias
Por Do Diário do Grande ABC
07/02/1999 | 16:41
Compartilhar notícia


O grupo ativista Greenpeace e a ONG Rio-Voluntário fizeram neste domingo, na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, um desfile do bloco de carnaval ecologicamente correto. Uniram samba e a luta para salvar as baleias. Tudo para lançar a campanha pedindo a criaçao do Santuário de Baleias no Atlântico Sul, para proteçao de todas as espécies do mamífero.

Com um número reduzido de pessoas - cerca de 50 - o bloco chamou mais a atençao dos banhistas pela apresentaçao de uma baleia inflável de sete metros como destaque. O ritmo de carnaval foi dado pelo som da bateria da Escola de Samba Mocidade Unida do Santa Marta e pela banda Afro-Reggae, formada por crianças e adolescentes da comunidade de Vigário Geral.

Na passagem do bloco pela praia, o navio MV Greenpeace navegou em frente à orla. A praia estava lotada e os termômetros marcavam 40 graus.

A campanha pela criaçao do Santuário, que abrangiria um faixa de mar passando pelo Equador, Brasil e Africa, foi lançada neste domingo às véspera do carnaval para despertar a atençao das pessoas para a reuniao anual da Comissao Baleeira Internacional (CBI) que vai acontecer em maio deste ano em Granada, no Caribe.

No encontro, o governo brasileiro vai apresentar a proposta determinando a criaçao do santuário. A idéia já havia sido defendida pelo Brasil em 1998 na reuniao da CBI, mas a formalizaçao do pedido será feita em maio.

A CBI, integrada por cerca de 20 países, entre os quais Brasil, Inglaterra, Japao e Noruega. Segundo a coordenadora da campanha, Critina Bonfiglioli, existem no mundo dois santuários, o do Oceânico Indico, instituído em 1970, e do Oceano Antártico, criado em 1994. O objetivo é mobilizar os países para a criaçao de santuários em todos o mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;