Setecidades Titulo
PM de Santo André faz trabalho preventivo com crianças
Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
08/07/2008 | 07:06
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Quando trabalhava na segurança do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Santo André, o soldado Sidnei Floriano Lira, 42 anos, via, todos os dias, o sofrimento de mães que choravam por seus filhos presos. A indignação, gerada há seis anos, fez surgir o projeto Polícia da Criança, idealizado e tocado por Lira.

"Meu desejo era ver as mães não passarem mais esse desgosto. Para isso, algum trabalho precisava ser feito com as crianças", afirmou o policial militar.

O programa então foi criado na 1ª Companhia do 41º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo patrulhamento em bairros de Santo André como Jardim Bom Pastor, Vila Floresta, Jardim Cristiane, Vila Assunção e Bela Vista, entre outros.

"O objetivo principal é aproximar a criança, entre sete e dez anos, dos policiais. Tirar aquela imagem da cabeça de que polícia só serve para matar ou prender", avalia.

Por ano, aproximadamente 1.500 jovens passam pelo projeto, que possui vários focos de atuação dentro de escolas, com o apoio de professores e pais. Lira promove palestras sobre os problemas específicos que envolvem a escola e seu entorno, visitas monitoradas a postos da PM e dicas de prevenção de crimes, entre outras atividades.

Em média, cada escola da área é visitada duas vezes por ano, com autorização da direção do colégio. "Eu também convido os professores a serem multiplicadores da ação, pois não posso estar nas escolas todos os dias. Filmo as atividades e distribuo um DVD para os colégios", contou.

A iniciativa do soldado é elogiada pelo comando. O projeto está em fase de estudo para ser adotado em série em toda a região. "Para isso, precisamos selecionar policiais que tenham perfil para trabalhar com crianças e jovens", ressaltou o comandante da 1ª Companhia do 41º Batalhão, o capitão Temístocles Telmo Ferreira Araújo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;