Cultura & Lazer Titulo
Los Angeles recebe a 77ª edição do Oscar
Por Marcela Munhoz
Do Diário OnLine
26/02/2005 | 17:25
Compartilhar notícia


16 de maio de 1929. Esta data marca a primeira vez em que o tapete vermelho do cinema foi desenrolado para receber as estrelas do mundo ‘hollywoodiano’. Desde a sua estréia até a 77ª edição, que acontece no próximo domingo, já foram entregues mais de duas mil estatuetas. Os famosos troféus serão novamente disputados ‘a tapa’ no Oscar 2005, que será realizado pela terceira vez no Kodak Theather em Los Angeles, na Califórnia.

O local já está pronto para receber dezenas de astros, jornalistas e curiosos. Atrizes e atores serão recepcionados por uma enorme réplica da estatueta que foi colocada na porta do teatro, o que aguça ainda mais a vontade de levar a miniatura para casa. O produtor Gil Cates, responsável por toda a organização do evento, trabalhou para acertar os últimos detalhes ao lado dos diretores Michael Seligman e Louis J. Horvitz.

Rumores que cercam os bastidores do Oscar afirmam que o público vai se surpreender com algumas novidades previstas para esta edição, o que pretende alavancar a audiência das redes de televisão que vão transmitir a entrega dos prêmios. A forma como as estatuetas serão entregues é uma das surpresas preparadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Nesta edição, os prêmios de algumas categorias serão entregues diretamente para o vencedor na platéia. Em outro momento, os cinco indicados subirão juntos ao palco antes do anúncio do ganhador. Claro, que o já tradicional trajeto até o palco e o ‘discurso do vencedor’ vai permanecer em algumas indicações.

A transmissão da cerimônia será feita pela Rede Globo de televisão, logo após o Big Brother Brasil 5. Há cinco anos o Oscar vinha sendo transmitido pelo SBT, mas este ano, o contrato firmado pela Globo com a Disney - detentora dos direitos do evento - impediu que a emissora de Silvio Santos transmitisse a premiação.

Anfitriões e musicais– A disputa da cerimônia do Oscar começa nos bastidores e muito antes da noite de gala. Os poucos e cobiçados papéis de apresentadores são preenchidos a dedo pela organização, que já confirmou os nomes dos ‘selecionados’ para o Oscar 2005. Entre as celebridades que conseguiram o tal privilégio, estão Robin Williams, Leonardo Di Caprio, Kate Winslet, Gwyneth Paltrow, Halle Berry, Martin Scorsese, Penelope Cruz, Charlize Theron, Al Pacino, Dustin Hoffman e John Travolta, que vai finalizar a maior festa do cinema americano.

Se uma vaga para abrir o envelope e anunciar o ganhador já é uma missão quase impossível, ser escolhido para o papel de mestre-de-cerimônias é para poucos. O comediante americano Chris Rock desbancou Billy Crystal, Whoopi Goldberg e Steve Martin - que desde 1996 apresentavam a festa – e subirá ao palco para comandar o espetáculo este ano. O ator já experimentou uma experiência semelhante quando apresentou 20º MTV Video Music Awards de 2003.

As atrações musicais são um show à parte na entrega dos prêmios. Este ano, a cantora Beyoncé tem a responsabilidade de emprestar a sua voz a três das cinco músicas indicadas na categoria de melhor canção original. Josh Groban (cantor de música lírica) e Beyoncé vão interpretar ‘Believe’ (‘O Expresso Polar’). Em apresentação solo, a celebridade pop cantará a melodia ‘Learn to Be Lonely’, de Andrew Lloyd Webber e Charles Hart (‘O Fantasma da Ópera’), sendo que, no filme, a trilha sonora foi interpretada por Minnie Driver. Beyoncé também subirá ao palco acompanhada pelo coral ‘American Boyschoir’, para apresentar ‘Look to Your Path’ (‘A Voz do Coração’).

A música que embalou o par romântico de ogros do ‘Shrek 2’, ‘Accidentally in Love’, será interpretada pela banda norte-americana Counting Crows. E a ‘surpresa musical’ fica por conta do ator Antonio Bandeiras, que fará dupla com Carlos Santana na apresentação da música ‘Al Otro Lado del Rio’, do filme ‘Diários de Motocicleta’, do brasileiro Walter Salles.

Reconhecimento – Por tratar-se de uma cerimônia que premia todos os envolvidos e amantes do cinema, a Academia reserva minutos do seu ‘show’ para prestar uma homenagem àqueles que, de uma forma ou outra, contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da sétima arte. O presidente da ‘Turner Entertainment’, Roger Mayer vai receber o prêmio ‘Jean Hershot’, destinado a quem se envolve com projetos humanitários, ajudando a elevar o nome da indústria cinematográfica.

Por sua vez, o cineasta Sidney Lumet, 70 anos, é ‘Hour Concour’ na 77ª edição do Oscar e será homenageado pelo conjunto da obra. Lumet tem mais de 40 filmes na bagagem, sendo que nesta trajetória já recebeu cinco indicações ao Oscar como ‘Melhor Diretor’ (quatro indicações) por ‘Doze Homens e uma Sentença’ (1957), ‘Um Dia de Cão’ (1975), ‘Rede de Intrigas’ (1976) e ‘O Veredicto’ (1982), além de uma na categoria de Melhor Roteiro Adaptado (ao lado de Jay Presson Allen), por ‘O Príncipe da Cidade’ (1981).

Concorridas estatuetas - A pequena escultura, banhada à ouro e estanho, mede 34,29 cm e 3,85 kg. Fabricado manualmente, o ‘Oscar’ nunca foi alterado desde seu nascimento, exceto quando o pedestal tornou-se mais alto, em 1945. Umas das histórias mais conhecidas no mundo cinematográfico, afirma que uma das integrantes da academia, Margaret Herrick, disse que a fisionomia da estátua lembrava seu tio Oscar. Depois da comparação, o nome foi bem aceito por todos os outros componentes e passou a ser utilizado a partir de 1939 como oficial.

Curiosidades do Oscar 2005

Da AFP

- A atriz colombiana Catalina Sandino Moreno foi indicada na categoria de melhor atriz por sua atuação em 'María llena eres de gracia', um filme falado em espanhol. Esta é a 25ª vez que a Academia indica um ator de língua não-inglesa para o prêmio de interpretação e a 21ª para um papel de protagonista. Se vencer, Catalina se tornará o quarto intérprete de língua não-inglesa a levar o Oscar por sua atuação. Os outros três atores que ganharam um Oscar por um filme de língua não-inglesa são: Sophia Loren (1961, melhor atriz por 'Duas Mulheres'), Roberto Benigni (1998, melhor ator por 'A Vida é Bela') e o porto-riquenho Benicio del Toro (2000, melhor ator coadjuvante por 'Traffic').

Entre as sul-americanos, Catalina é a segunda atriz da região a ser indicada numa categoria principal do Oscar. A primeira foi a brasileira Fernanda Montenegro, em 1998, por 'Central do Brasil'.

- Jamie Foxx se tornou, na terça-feira passada, o décimo ator a ser indicado em duas categorias na mesma edição. A lista de atores duplamente contemplados com indicações conta, entre outros, com Jessica Lange (1982), Sigourney Weaver (1988), Al Pacino (1992) e Julianne Moore (2002). Se vencer nas duas categorias, Foxx se tornará o primeiro ator da história a levar para casa os dois Oscars a que estava indicado.

- Quatro dos cinco atores que concorrem na categoria de melhor ator interpretam um papel baseado na biografia de uma celebridade: Leonardo di Caprio interpreta o milionário Howard Hughes em 'O Aviador', Don Cheadle encarna Paul Rusesabagina em 'Hotel Rwanda', Johnny Depp é James Matthew Barrie em 'Em Busca da Terra do Nunca' e Jamie Foxx faz Ray Charles em 'Ray'. O único ator que interpreta um personagem fictício na categoria é Clint Eastwood, em 'Menina de Ouro'.

- Dez dos 19 indicados aos prêmios de melhor ator e melhor atriz nunca tinham disputado até agora os prêmios máximos da indústria do cinema. Somente uma das indicadas, Hilary Swank, ganhou um Oscar em edições anteriores (em 2000 por 'Meninos não Choram').

- Com 'Les choristes', a França se tornou - depois, é claro, dos Estados Unidos - o país com mais indicações em 77 edições do Oscar, com 32. É seguida da Itália, com 26 indicações. Se a França ganhar o prêmio, alcançará a Itália, atualmente o país que mais vezes ganhou um Oscar (10).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;