Nacional Titulo
Mato Grosso registra 20º assassinato de índio do ano
Por
24/09/2007 | 07:05
Compartilhar notícia


Abandonada pelo marido e desaparecida há quatro dias, a índia caiová Juliana Balbino, 39 anos, foi encontrada morta na noite do último sábado, em uma fazenda em Amambaí, no Mato Grosso do Sul, divisa com o Paraguai, extremo sul do Estado.

É o 20º assassinato deste ano de indígenas que vivem na região, onde o índice de suicídio também é alto. De janeiro até julho foram registrados 19 casos. No mesmo período aconteceram 15 mortes de crianças indígenas, subnutridas.

Soma-se a esse quadro as brigas com lesões graves, principalmente provocadas por armas brancas, sendo no mínimo um caso por dia, somente em Amambaí onde vivem 12 mil índios em duas aldeias. A situação é mais grave em Dourados, com 12 mil indígenas vivendo em 10 mil hectares.

O coordenador estadual do Conselho Indigenista Missionário, Egon Hech, afirma que a violência vai continuar aumentando nas 74 aldeias do MS, devido à concentração de índios por metro quadrado.

Em Dourados, a média é de 331 índios por quilômetro quadrado, enquanto para população não indígena, a média é de 40 habitantes para a mesma área, na cidade.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;