Automóveis Titulo Estilo
Tradição italiana nas ruas brasileiras

Triciclos Piaggio Apé começam a ser vendidos no País com versões a combustão e elétrica

Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
16/02/2022 | 16:18
Compartilhar notícia
Divulgação


Em 1947, dois anos após o fim da  Segunda Guerra Mundial, o projetista de aeronaves Corradino D''''Ascanio, apresentou à Piaggio Commercial Vehicles o desenho de um veículo comercial leve e simples de três rodas. Ali nascia o Apé, uma tradição italiana, que começou a ser comercializada no ano seguinte e perdura até os dias atuais, ganhou o mundo e chegou ao Brasil trazido pelo Grupo 2W Motors, com motorização à gasolina e elétrica. 

O primeiro Apé foi uma adaptação sem cabine da scooter de duas rodas da empresa, a Vespa, adicionando duas rodas traseiras e uma caçamba plana sobre o eixo traseiro. Os modelos iniciais apresentavam motores de 50 cm³, 125 cm³ ou 150 cm³ e, posteriormente, um motor de 175 cm³. Em 1964, uma cabine foi adicionada para proteger o piloto. O Apé atualmente é produzido nas fábricas da Piaggio Pontedera (Itália) e em Baram (Índia).

O Apé expandiu fronteiras e com o passar do tempo conquistou status de totem da cultura italiana e internacional. Se antes servia apenas para transporte de verduras e alimentos em pequenos vilarejos, grandes empresas já enxergaram há tempos que o veículo versátil, além de transporte de carga e de pessoas é uma tendência como vitrine para produtos, street foods, mototáxi, entre outros.

De fácil dirigibilidade, o Apé tem um guidão de moto ao invés de volante, por isso exige carteira de habilitação B para motos. Pode carregar até 557 kg de carga e custa entre R$ 35mil e R$ 40 mil.

“Tanto os modelos a gasolina como os elétricos são uma ótima opção para empresas que desejam ter uma frota própria para otimizar os serviços. Para o delivery, por exemplo, leva até meia tonelada, capacidade impossível para uma moto”, destaca Raul  Fernandes Jr, sócio-diretor do grupo.


Divulgação

Confira a ficha técnica dos quatro modelos:

2W MOTORS APÉ CARGO

Motor: 305cm³ -14HP a 4100rpm

Capacidade de carga: 557kg

Autonomia: 285 Km

Tanque: 9.5 Litros

Ótima dirigibilidade

2W MOTORS APÉ PASSENGER

Motor: 230 cm³ -12HP a 4500rpm

Capacidade de carga 300kg

nº de passageiros (1+3)

Autonomia: 285 km

Tanque: 9.5 Litros

Direção Leve

2W MOTORS APÉ E-CARGO

Motor Elétrico: WEG -24Kw - 32CV

Capacidade de carga 520kg

Direção Leve

Bateria de Íon de lítio

Autonomia: 90km

Tempo de recarga: 4h30 em tomada comum (Varia conforme voltagem e tipo de bateria)

2W MOTORS APÉ E-PASSENGER

Motor: 15Kw -20CV

Capacidade de carga: 300kg

nº de passageiros (1+3)

Direção Leve

Bateria de Lítio

Autonomia: 95km

Tempo de recarga: 4h30 em tomada comum (Varia conforme voltagem e tipo de bateria)

Direção Leve




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;