Cultura & Lazer Titulo
Receita faz teste para avaliar efeitos do bug
Por Do Diário do Grande ABC
13/09/1999 | 17:30
Compartilhar notícia


A Receita Federal já realizou todas as alteraçoes necessárias em seus sistemas de informaçao para evitar possíveis problemas na virada do ano, quando os computadores poderao sofrer panes em decorrência do Bug do Milênio. "Estamos prontos para a passagem do ano; os sistemas da Receita nao terao problemas", afirmou nesta segunda-feira o coordenador-geral de Tecnologia e Sistemas de Informaçao da Secretaria da Receita, Pedro Luiz Bezerra.

O trabalho de adequaçao dos sistemas da Receita foi iniciado em 1997. Basicamente foram alteradas as datas dos programas utilizados na Secretaria. Em vez de utilizarem apenas dois dígitos para datas, os sistemas foram alterados, passando a trabalhar com quatro dígitos, evitando assim que o ano 2000 fosse interpretado pelos computadores como 1900.

Ao todo foram alteradas cerca de 400 mil linhas de programas de um total de 400 sistemas utilizados pela Receita, incluídos sistemas de Comércio Exterior - módulos exportaçao, importaçao e mantra (cargas aéreas) - e administraçao tributária. Neste último caso, relata Bezerra, os sistemas estao em operaçao, com as novas alteraçoes, desde de julho.

Nos próximos dias 26 de setembro e 3 de outubro, serao colocados em operaçao pela Receita Federal os sistemas de exportaçao e importaçao, dentro do trabalho para evitar o bug do milênio, na virada do ano. Nestes dias, os programas do Siscomex ficarao 12 horas parados, entre 1h e 13h. As duas datas caem em domingos, o que fará com que as interrupçoes no funcionamento dos sistemas nao prejudiquem as operaçoes de exportaçao e importaçao, já que aos domingos a movimentaçao pelos dois sistemas nao chega a representar 5% da movimentaçao normal de uma segunda-feira, segundo lembrou o coordenador-geral de Tecnologia e Sistemas de Informaçao da Secretaria da Receita, Pedro Luiz Bezerra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;