Cultura & Lazer Titulo
Literatura: Rússia comemora centenário de Nabukov
Por Do Diário do Grande ABC
11/04/1999 | 14:21
Compartilhar notícia


Membros da comunidade literária internacional se reuniram neste sábado em Sao Petersburgo, a antiga capital russa onde nasceu há 100 anos o escritor Vladimir Nabukov. Entretanto, faltou às celebraçoes o filho do escritor, Dmitry Nabukov, que era esperado em Sao Petersburgo para o aniversário, mas que se desculpou alegando enfermidade.

A casa onde nasceu Nabukov foi preservada como museu e acaba de receber as últimas incorporaçoes, doadas por Dmitry: primeiras ediçoes em russo de livros de Nabuko9v, ou 50 borboletas que Nabukov, grande especialista em lepidópteros, caçou e conservou durante as mais de duas décadas em que viveu na América do Norte.

Nabukov e sua família foram expulsos da Rúsia pelos bolcheviques em 1917 e o escritor morou sucessivamente na Inglaterra, Alemanha e França, antes de instalar-se nos Estados Unidos, onde escreveu boa parte de sua obra e em particular sua novela de grande sucesso, Lolita, publicada em 1955.

Nabukov nasceu cem anos depois de Alexander Pushkin, o prolífico poeta russo que tanto reverenciou. O autor de Lolita morreu na Suíça em 1977. Jamais voltou á Rússia depois da Revoluçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;