Esportes Titulo
Sto.André explora força mental
Nelson Cilo
Do Diário do Grande ABC
14/07/2008 | 07:15
Compartilhar notícia


O técnico Sérgio Soares admite que a força do pensamento positivo ajudou o Santo André a não sentir nenhum receio do Corinthians no 1 a 1 de sábado, no estádio Bruno Daniel, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar do bom resultado, a equipe local (16 pontos) caiu do sexto para o oitavo lugar na combinação dos outros placares. A diferença é de apenas quatro pontos para que, em tese, o time alcance o G-4, o grupo dos que garantem o acesso à elite.

Na opinião de Sérgio Soares, os poderes da mente podem reverter situações de aparente inferioridade. "Durante a semana, disse aos meus jogadores que todos precisariam acreditar na vitória sobre o Corinthians. Quase chegamos lá. Se não fosse um descuido no segundo tempo, a história seria diferente. Mas acho que conquistamos um ponto importante contra o líder e principal favorito ao título", constata.

Sérgio Soares pretende adotar o mesmo tom nas próximas palestras. Afinal, o comandante lembra que, à exceção do favorito Corinthians, a briga permanece indefinida pelas três vagas restantes. Ele reconhece que a presença de atletas experientes no elenco facilita demais os trabalhos voltados ao emocional. "São lideranças que conseguem estimular os mais novos", explica.

O treinador cita os casos de Fernando (ex-Palmeiras), Márcio Mixirica (Atlético-MG e futebol português), Marcelinho Carioca (Corinthians, Vasco, Santos e Seleção Brasileira), Dedimar (seleção olímpica, Atlético-MG, Palmeiras, São Caetano), Thiago Matias (Palmeiras), Douglas (Atlético-PR), Fábio (pelo Volta Redonda, já superou Romário na artilharia do Campeonato Carioca), além de alguns que passam segurança aos novatos, como o goleiro Neneca, os alas Jaílson e Alexandre etc. "Temos um grupo mais do que unido. Aqui, todos procuram se ajudar", destaca.

Na sexta-feira, às 20h30, o Santo André enfrenta o Vila Nova-GO na casa dos goianos. Na rodada seguinte, no dia 22, o América-RN, de Ruy Scarpino, virá ao Grande ABC. Um desfalque certo é o segundo volante Willians, expulso diante do Timão. Quanto a Márcio Mixirica, que perdeu o pai no sábado, tudo irá depender do estado psicológico do atacante. "Infelizmente, aconteceu. Agora, vou ver como ele reage", conta Sérgio Soares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;