Esportes Titulo
Brasil fatura seis medalhas no Meeting Brasil
Por Malu Souza
Especial para o Diário
05/07/2010 | 07:01
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Graça, beleza e equilíbrio, mas acima de tudo precisão. estes foram ingredientes essenciais nas apresentações de atletas de seis países no Meeting Brasil de Ginástica Rítmica, realizado ontem, no Ginásio Poliesportivo de São Bernardo.

O Brasil brilhou com as apresentações de Angélica Kvieczynski. A paranaense, detentora de um título sul-americano e quatro brasileiros, ganhou medalha de prata nos quatro exercícios individuais que disputou - corda, arco, bola e fita.

A performance da brasileira só foi superada pela atleta do Azerbaijão Aliya Garayeva, ouro nos quatro aparelhos. A gaúcha Eliane Sampaio, saiu com o bronze na corda e na fita.

Angélica ficou feliz com o resultado, mas como toda grande competidora, aponta melhoras a serem conquistadas. "Competi bem, mas ainda tem o que melhorar", alertou. Se apresentar em quatro tipos de exercícios, faz com que a paranaense não se sinta especialista em nenhum. "Depende do dia. Cada um é diferente. Às vezes a bola é mais difícil."

O Brasil ainda faturou o ouro nas finais por equipes, com cinco arcos e também com três fitas e duas cordas.

Esta é a primeira vez que a Confederação Brasileira de Ginástica realiza a competição que, segundo a presidente, Luciene Resende, deve ter continuidade. "Este evento é um teste para o Mundial da Rússia e para o pré-Pan. É importante não só para a confederação, mas também para todo o País, para elevarmos o nível da ginástica brasileira. É uma alegria receber este evento e incluí-lo no calendário sul-americano."

A competição foi acompanhada de perto por alguns dos mais tradicionais nomes da ginástica brasileira. Diego e Daniele Hypólito, da ginástica olímpica, e Marcela Lopes, tricampeã mundial de ginástica aeróbica.

Diego lembrou a importância deste tipo de evento para incentivar o início da prática pelas crianças. "É super legal. Eu gosto de acompanhar, apesar de não ser a minha modalidade", disse o atleta nascido em Santo André.

São Bernardo receberá Centro de Treinamento

A experiência com a realização do Meeting Brasil de Ginástica Ritmica, trouxe para São Bernardo o gostinho da modalidade e também a promessa de um legado muito maior.

Durante a competição, a Confederação Brasileira de Ginástica firmou um acordo com a Prefeitura, a Secretaria Nacional de Esportes de Alto Rendimento e a superintendência da Caixa Econômica - patrocinadora oficial da ginástica brasileira - para a construção de dois centros de treinamento para a modalidade na cidade. Um para abrigar atletas de alto nível de competição e outros para crianças que tenham interesse em iniciar a prática do esporte.

"Queremos atender cerca de 150 crianças e incentivá-las a praticar. O nosso interesse é que tenha uma massificação do esporte. Além, é claro, de descobrir novos talentos", disse a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Luciene Resende.

O centro de alto rendimento será importante principalmente para a seleção olímpica masculina, quase toda centralizada no Estado de São Paulo. "Este centro vai aproveitar a tradição e o entusiasmo de São Bernardo pelo esporte", finalizou o secretário nacional de alto rendimento, Ricardo Laser.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;