Política Titulo Segundo consultoria
Vereadores de Santo André têm atuação distinta nas redes sociais

Segundo levantamento, alguns parlamentares não aproveitam oportunidades oferecidas pela internet

Por Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
30/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Levantamento realizado pela agência Socius, especializada em marketing político, concluiu que vereadores da Câmara de Santo André usam as redes sociais de maneira diversificada. Enquanto alguns parlamentares conseguem se destacar em conteúdos específicos em meios digitais, outros atuam de maneira tímida e não aproveitam oportunidades oferecidas pela internet. 

A agência acompanhou a movimentação dos 21 vereadores da cidade na internet no mês de outubro e se baseou em metodologia própria para divulgar o resultado.

Somente em outubro, o vereador Rodolfo Donetti (Cidadania) efetuou seis postagens no Facebook, mas obteve 15 mil reações, 1.750 comentários e 950 compartilhamentos. No outro extremo, o ex-vereador Marcos da Farmácia (PSB) – que ainda atuava como parlamentar quando a agência realizou levantamento – possuía uma página abandonada e não realizou qualquer tipo de postagem ao longo do mês de outubro. Marcos deixou a casa depois que Almir Cicote (Avante), titular da cadeira, retornou, em dezembro.

Em uma escala com 100 pontos possíveis, segundo a Socius, poucos parlamentares ficaram acima de 50% da pontuação. Os três primeiros lugares na movimentação nas redes sociais foram Rodolfo Donetti (65 pontos), Professor Minhoca (PSDB, 65) e Vavá da Churrascaria (SD, 58).

Um dos apontamentos feitos pela agência Socius foi que os vereadores da cidade se preocupam mais em divulgar a agenda de compromissos sem criar conteúdos para os seguidores, o que acaba por engajar poucas pessoas. Já discursos mais extremados ganham mais relevância na redes e são compartilhados por mais pessoas.

“O impulsionamento de conteúdo, como anúncio, também atinge mais pessoas”, avaliou Felipe Tonet, responsável pela pesquisa da agência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;