Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 3 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

São Caetano, 131 anos: do Tijucuçu a 'do Sul'


Do Diário do Grande ABC

28/07/2008 | 07:00


A formação de São Caetano, no córrego Tijucuçu - que quer dizer barro preto - , assemelha-se à formação de São Bernardo. No mesmo 1717 em que beneditinos criaram a Fazenda São Bernardo, criaram também a Fazenda São Caetano. Era ocupada por religiosos, índios e escravos.

Na década de 1870, o governo imperial desapropriou as duas fazendas - e mais a Fazenda Jurubatuba, em São Bernardo. Foram criados os núcleos coloniais de São Bernardo e São Caetano, fundados em 1877 e destinados à mão-de-obra de imigrantes europeus.

As duas primeiras levas de imigrantes que chegaram à antiga Fazenda São Caetano eram constituídas de italianos. Eles dedicaram-se ao trabalho na terra, mas logo cederam seus lotes às incipientes primeiras indústrias extrativistas.

A elevação a distrito só aconteceu mesmo em 1916. A emancipação chegou em 1948. Equiparava-se, então, a Santo André na liderança econômica da região, ainda que ocupasse uma área pequena no conjunto regional.

Apesar de já contar com vida organizada desde 1717, com a fundação da fazenda pelos monges, oficialmente São Caetano comemora o seu aniversário em 28 de julho, data alusiva à chegada dos italianos. O 28 de julho, historicamente lembrado, é uma data importante, mas que deveria ser caracterizada dentro do seu real contexto.

E uma curiosidade: São Caetano recebeu o apêndice "do Sul" para diferenciar-se de um município de mesmo nome localizado em Pernambuco.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;