D+ Titulo
Verão plural
Por Christiane Ferreira
Do Diário do Grande ABC
28/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


É verão! Não se engane, apesar de os termômetros insistirem em marcar que está na hora de usar casacos, na última semana foi a estação mais quente do ano que esteve nas manchetes. Tudo porque a São Paulo Fashion Week chegou para mostrar o que estará em alta no verão 2009/2010.

Assim como na última temporada, a próxima será um exercício de estilo, em que não há somente uma tendência a ser seguida, mas algumas, várias. "Existe uma pluralidade de estilos, buscando cada vez mais o look personalizado, individualizado, ninguém mais quer se parecer com a massa. Cada pessoa quer ser diferente e mostrar seu jeito", afirma a consultora de moda Danielle Ferraz, também idealizadora do site WEB TV Moda que Muda.

Se nos anos 1950 o New Look Dior ditava a moda feminina para todas as mulheres, agora cada um se veste do jeito que mais se identifica. O lado bom? O exercício de estilo é o que conta. Uma das dicas dadas pela consultora, em primeiro lugar é conhecer seu próprio corpo, saber o que cai bem dentro de cada personalidade, seja ela discreta ou extrovertida. "O importante é buscar identificação por meio da roupa. É um exercício", ressalta Danielle.

No quesito cores a palavra do momento é o nude, tons neutros com a diversa cartela de beges, além do branco e off-white (branco-sujo). Em época de crise são ótimos para facilitar as combinações de peças do guarda-roupa. Porém, tem lugar para tons cítricos, como o coral, apontado como queridinho pelos fashionistas, além de amarelo, verde, num ensaio que ruma à diversidade. As estampas não saem de cena e a mistura delas também aparece.

Há uma aposta forte em peças únicas, como macacões, de diversas modelagens e vestidos, que vêm em sua maioria curtos. Mas não se preocupe, a moda é plural e tem para todos os gostos.

Os volumes vêm para trazer personalidade, tirando a roupa do lugar-comum. No entanto, é preciso saber usá-lo, já que não favorece a todas silhuetas. Os recortes estruturados continuam na alfaiataria, como uma forma de personificar a roupa e o jeito de cada estilista. Cabe ao consumidor escolher o que lhe cai melhor. Detalhes como drapeados dão um toque especial, muitos deles dão a impressão de contornar as curvas do corpo, numa ênfase à feminilidade. "As estilistas Érica Ikezili e Isabela Capeto trabalharam muito bem os drapeados e volumes, inclusive com estampas misturadas, resultando no moderno com o sofisticado", destaca a consultora.

Para nortear o verão, veja alguns itens que mais apareceram nas passarelas de São Paulo: shorts com volumes, leggings, bordados, brilhos, tecidos amassados, transparência, recortes estruturados, plissados, sobreposições, decotes de todos os tipos, inclusive com as costas à mostra, peças fluidas, amarrações, xadrez, listras, estampas gráficas, cintura alta, apliques em metal, calças de todos os comprimentos e modelagens - incluindo saruel, skinny, cenoura (volume no quadril e pernas afuniladas). Agora, basta escolher o estilo que melhor lhe cai bem e rume às altas temperaturas do verão 2010.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;