Setecidades Titulo
UFABC avalia três terrenos em Mauá
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
03/09/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


O reitor da UFABC (Universidade Federal do ABC), Helio Waldman, e o prefeito de Mauá, Oswaldo Dias (PT), se reúnem hoje na Prefeitura para discutir o local onde será construído o campus da instituição no município.

A universidade está avaliando três áreas em Mauá, duas particulares e uma que pertence ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

É provável que a decisão não seja tomada no encontro de hoje, pois a proposta ainda precisa ser apreciada pelo conselho da UFABC.

É certo, porém, que a escolha e a compra da área deverão ser feitas ainda em 2010. A dotação orçamentária já está disponível nos cofres do Ministério da Educação.

A promessa de que o prazo será cumprido é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que fez o anúncio em 21 de agosto, durante comício na cidade.

"Vamos comprar o terreno neste mandato", afirmou Lula, que encerra sua segunda gestão em dezembro.

OPÇÕES
Uma das áreas é a sede da antiga Ibrape, fabricante de tubos de televisão, que funcionava na Avenida Comendador Wolthers, no Capuava, ao lado da Philips.

O imóvel já foi avaliado pela Caixa Econômica Federal, que apontou valor máximo de R$ 41 milhões para aquisição do terreno.

Segundo Rubens Monteiro, um dos responsáveis pelo imóvel, a análise está abaixo do que pede a Financial Construtora Industrial, dona da área.

A avaliação ambiental apontou a existência de contaminação por metais e óleos em dois pontos do terreno.

Apesar da evidência, segundo a UFABC, a presença das substâncias não inviabiliza o empreendimento.

O laudo, que deverá ser finalizado ainda neste mês, irá apontar a dimensão da contaminação e as formas de se remediar o problema.

O segundo terreno em análise é o prédio da fábrica de lingeries Valisere, na Avenida dos Estados, que ainda está ocupado e não foi avaliado pela Caixa.

A vantagem dos dois espaços é a possibilidade de se aproveitar a estrutura dos galpões existentes para montar as instalações destinadas aos alunos e funcionários.

A terceira alternativa, que poderá ser vistoriada pelo reitor e pelo prefeito após a reunião, é de propriedade do INSS e está localizada ao lado da alça de acesso à Avenida Papa João XXIII.

Diferente dos outros dois espaços, este último terreno não tem área construída, o que obriga a UFABC a erguer toda a estrutura necessária para o campus.

Segundo o coordenador geral de Planejamento da universidade, Alberto Alves de Souza, o encontro de hoje vai funcionar como um "processo de amadurecimento" da escolha.

Souza afirmou que a UFABC não tem predileção por uma ou outra alternativa, pois todas apresentam facilidades e empecilhos.

O prefeito Oswaldo Dias (PT), porém, tem sua opção. "Estamos fixando na área do INSS, pois entendemos que é a melhor", afirmou.

UFABC
Criada há cinco anos, a universidade ainda está montando sua estrutura. Por conta deste processo, os alunos precisam assistir aulas em prédios temporários.

O campus de Santo André, na Avenida dos Estados, tem parte em construção e outra já está disponível.

Em São Bernardo, as obras no bairro Anchieta também estão em curso. O terreno, perto do ginásio poliesportivo da Avenida Kennedy, custou R$ 50 milhões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;