Internacional Titulo
Otan nao consegue candidatos para Secretaria Geral
Por Do Diário do Grande ABC
20/07/1999 | 10:54
Compartilhar notícia


A sucessao do espanhol Javier Solana como novo secretário geral da Otan enfrenta a falta de candidatos adequados, enquanto o ministro alemao de Defesa, Rudolf Scharping, apoiado por vários países, recusa-se a ser candidato.

``Se Rudolf Scharping se candidatar, os países votarao nele. Seria um candidato natural, mas que parece nao querer declarar-se logo', estimou um diplomata.

Depois de ter desmentido na semana passada sua candidatura, Scharping repetiu em uma entrevista publicada pelo Frankfurter Algemeine Sonntagzeiung que deseja continuar no governo alemao. ``É uma honra ser considerado capaz de ocupar a funçao de secretário geral da Otan. Mas aceitei uma missao na política alema e quero cumpri-la', argumentou.

Outros nomes circulam para substituir Solana, nomeado no início de junho Alto Representante da Política Externa e de Segurança Comum (PESC) da Uniao Européia, mas nenhum candidato se declarou oficialmente. O liberal britânico Paddy Ashdown, os ex-ministros de Defesa britânicos Malcom Rifkind e Machael Portillo, o ministro dinamarquês de Defesa, Hans Haekkerup, o ex-ministro belga Jean-Luc Dehaene, o ministro polonês de Assuntos Exteriores, Bronislaw Geremek, sao os nomes citados. Mas estes homens se consideram pouco experientes, sem suficiente peso político ou simplesmente nao estao interessados.

Rudolf Sharping ``tem a vantagem de pertencer a um dos maiores países da Aliança, de pertencer ao Norte europeu e de gostar dos norte-americanos', assinalou m diplomata da Otan.

Segundo a imprensa alema, os Estados Unidos exercem uma forte pressao sobre o chanceler alemao Gerhard Schroeder para que permita a Sharping trocar a Pasta governamental por Bruxelas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;