Economia Titulo
Firestone e GM sao as melhores da regiao
Por Walter Wiegratz
Da Redaçao
15/09/1999 | 23:54
Compartilhar notícia


A Bridgestone Firestone, de Santo André, é a Melhor das Melhores entre as empresas da regiao na área econômica, segundo o PDE (Prêmio Desempenho Empresarial), entregue pela revista Livre Mercado, do Grupo Diário. Na categoria social, a Melhor das Melhores é o Instituto General Motors, de Sao Caetano. No total, 68 empresas concorreram na 6ª ediçao do PDE de 1999.A premiaçao ocorreu anteontem no Clube Atlético Aramaçan, em concorrida cerimônia de cinco horas de duraçao que reuniu 1,5 mil convidados, a maioria grandes empresários, que respondem por mais de 50% do PIB (Produto Interno Bruto) regional.

O presidente da Bridgestone, Mark Emkes, norte-americano, foi econômico nos agradecimentos. "Atribuo o reconhecimento à força de um time que trabalha integrado, além de contar com a habilidade de vários jogadores - funcionários, revendedores, fornecedores, clientes e os sindicatos." Emkes também levou para casa o prêmio Executivo do Ano.

Como vencedor da noite, Emkes capitalizou a simpatia dos 20 jurados do PDE ao promover a permanência da Bridgestone em Santo André, garantindo a manutençao de cerca de 3 mil postos de trabalho e angariando até o respeito dos sindicatos do setor.

André Beer, que está deixando a vice-presidência da General Motors, ofereceu o prêmio de Melhor das Melhores na área social conferido ao Instituto GM à montadora como um todo. "Este é um grato reconhecimento da nossa proximidade com a comunidade em que estamos inseridos, mas que nos enche de responsabilidade para com aqueles que precisam da nossa mao solidária", disse emocionado.

Foi a primeira vez que os participantes concorreram nessa categoria, que visa ressaltar os feitos sociais das empresas da regiao, mais do que suas atividades econômicas.

Entre os 68 concorrentes ao PDE, 14 empresas foram selecionadas para concorrer à Melhor das Melhores: Bridgestone/Firestone, Bunder Express, Senai Armando de Arruda Pereira, Philips Iluminaçao, Piramidal, OPP Petroquímica, Instituto General Motors, Coop, Hospital e Maternidade Itacolomy, Viagens CVC, LBV (Legiao da Boa Vontade), Mercedes-Benz, Volkswagen e Instituto de Pesquisa Industrial da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial). Essas empresas foram agraciadas com o troféu PDE, enquanto as demais receberam placas alusivas ao prêmio.

O presidente da Viagens CVC, Guilherme Paulus, também foi agraciado com o troféu de Executivo do Ano, a exemplo dos executivos da Volkswagen Fernando Tadeu Peres e da GM André Beer. Os prêmios de Executivo do Ano que mais surpreenderam os presentes foram o da secretária de Administraçao de Santo André, Miriam Belchior, e o do sindicalista Luiz Marinho, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

"Ganhar tem um sabor especial para mim porque sou uma representante do setor público, que, normalmente, é muito criticado pela iniciativa privada", ressaltou Miriam.

"Durante muito tempo desenvolveu-se aqui a idéia de que o movimento sindical era o responsável pela evasao industrial na regiao. Hoje, há um amadurecimento profundo na relaçao dos sindicatos com o empresariado", observou Marinho.

Marketing - A agência de propaganda Usina de Idéias levou o PDE de Publicidade. Este ano, a Livre Mercado criou o PDE de Marketing, que mediu o empenho das organizaçoes em valorizar sua imagem institucional. Os vencedores foram a Sanedi (Companhia de Saneamento de Diadema), a Bridgestone/Firestone, o Colégio Atual, a Piramidal e o Hospital Neomater.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;