Memória Titulo
Há 100 anos Santo André ganhava o Cemitério da Saudade

O mais antigo cemitério urbano de Santo André celebra hoje seu primeiro centenário.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/06/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O mais antigo cemitério urbano de Santo André celebra hoje seu primeiro centenário. É o Cemitério da Saudade, em Vila Assunção, inaugurado em 17 de junho de 1909 quando do primeiro sepultamento registrado, o de Lourenço Franceschi (1879-1909). Este túmulo histórico fica na quadra 1, junto à entrada principal.

Octaviano Gaiarsa conta em seu livro clássico A Cidade que Dormiu Três Séculos (PMSA, 1968) que a área do Cemitério da Saudade foi cedida à municipalidade por Maria de Freitas Flaquer.

HISTÓRICO

Vários dos antigos cemitérios do Grande ABC foram desativados. São os casos dos cemitérios que ficavam atrás de igrejas, como em Pilar Velho (Ribeirão Pires), Rio Grande da Serra e São Bernardo (fazenda dos beneditinos e igreja matriz da Boa Viagem).

Santo André teve o Cemitério dos Bexiguentos, destinado ao sepultamento de vítimas da varíola. Foi aberto no século 19. A área é ocupada atualmente pela Casa da Esperança.

São Bernardo manteve o Cemitério dos Polacos ou Poloneses, em Riacho Grande, que chegou ao fim com a formação da Represa Billings, na década de 1920.

Hoje o mais antigo cemitério do Grande ABC é o Bom Jesus, de Paranapiacaba, onde o Diário localizou um túmulo datado de 1890. O segundo cemitério mais antigo em atividade é o de Vila Euclides, em São Bernardo, formado a partir de 1892 com o nome de Cemitério Municipal e que no seu início serviu para o sepultamento de moradores também da Estação de São Bernardo (hoje Centro de Santo André) e do Núcleo Colonial de São Caetano.

CELEBRAÇÃO

O centenário do Cemitério da Saudade será lembrado no domingo, a partir das 9h, com vários eventos programados pelo Serviço Funerário do Município de Santo André e Prefeitura. Haverá ato ecumênico, apresentação musical e inauguração de exposição permanente de fotografias que contam a história do cemitério.

IMAGENS

Ao longo de sua história de 51 anos, o Diário sempre cobriu as atividades ligadas ao Cemitério da Saudade e demais cemitérios do Grande ABC. Seus repórteres-fotográficos produziram imagens muitas vezes poéticas na época de Finados. Várias dessas imagens foram cedidas pelo jornal para a celebração do centenário do Cemitério da Vila Assunção. Exemplo: a foto de hoje aqui em Memória.

EM 17 DE JUNHO DE...

1899 - Spessotto Paulo e Margarida Scopel casam-se na Vila de São Bernardo. Os dois, italianos: Paulo, de 24 anos, natural da Freguesia de Cordignano, Província de Treviso; Margarida, 20 anos, natural de Seren del Grappa, Província de Beluno.

A certidão de casamento de Paulo Spessotto e Margarida Scopel traz nomes conhecidos da história regional, a começar do capitão Manoel Eduardo de Almeida, escrivão de Paz e oficial do Registro Civil da Villa de São Bernardo, conhecido por Maneco do Padre.

Participou também da cerimônia Antonio Queirós dos Santos, proprietário, segundo juiz de Paz em exercício, hoje nome de avenida no Centro de Santo André.

Entre as testemunhas, representantes de famílias de imigrantes italianos populares até hoje na cidade: Bof (ou Boff), Marson e Borali.

1934 - Entra em cartaz no Cine-Teatro Carlos Gomes, de Santo André, o filme Mulher Miraculosa.

HOJE

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca.

SANTOS DO DIA

Bessario, Ismael, Manuel e Rainério ou Ranieri de Pisa.

Ranieri de Pisa era músico e tocava lira em Pisa, quando se converteu. Tornou-se apóstolo e diretor espiritual.

Manuel é considerado o padroeiro dos Bolsistas.

Bessario era egípcio e viveu no século 4. Segundo a tradição, foi discípulo de Santo Antonio e de São Macário de Sceta.

Amanhã na coluna

Mostramos o primeiro túmulo do Cemitério Bom Jesus, em Paranapiacaba, hoje o mais antigo cemitério do Grande ABC.

Domingo, 17 de junho de 1979

Manchete - Figueiredo (presidente da República) poderá decretar anistia no 7 de setembro

Imprensa - Prefeito Lincoln Grillo, de Santo André, veta notícias da Prefeitura ao Diário.

Trabalho - Fundo de Greve dos metalúrgicos do Grande ABC já arrecadou 1,6 milhão de cruzeiros.

Futebol - Ao derrotar o Guarani por 3 a 1, ontem no Morumbi, o Santos classificou-se para disputar com o vencedor de Palmeiras x São Paulo - hoje, também no Morumbi - o título do Campeonato Paulista da Divisão Especial, versão 1978.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;