Internacional Titulo
Militar chileno: corpos foram jogados no mar durante ditadura
Da AFP
08/07/2003 | 00:34
Compartilhar notícia


Um suboficial do Exército chileno afirmou nesta segunda-feira ter integrado missões em helicópteros 'Puma', em 1979, que lançaram ao mar nove vítimas da ditadura. "Vi jogarem nove corpos", na região do balneário de Quintero, que fica a cerca de 140 quilômetros de Santiago, declarou o suboficial reformado Juan Carlos Molina Herrera, ao canal Televisión Nacional de Chile.

"Eles colocavam sacos e trilhos nos corpos. Amarravam os trilhos de trem, imagino que para afundarem e os envolviam em sacos para que não fossem achados", detalhou.

Molina Herrera pertenceu à Escola de Suboficiais até 1974, ano em que passou ao Comando da Aviação do Exército como mecânico de helicópteros. Segundo ele, a função o obrigou a participar duas vezes das missões de despejo de corpos.

"O cheiro era impressionante. Parecia clorofórmio, ou... não sei qual injeção podem ter usado... Era um cheiro insuportável."

O testemunho de Molina Herrera ocorre no momento em que o governo do presidente Ricardo Lagos pretende indenizar os familiares de mais de três mil mortos e desaparecidos durante a ditadura do general Augusto Pinochet (1973-1990), no 30º aniversário do golpe militar de 11 de setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;