Setecidades Titulo
Cidade da Criança será inaugurada incompleta
Por André Vieira
Fernanda Russo Filomeno
01/12/2008 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A nova Cidade da Criança será inaugurada ainda neste ano, mas incompleta. O parque educativo ocupará o mesmo espaço e se apropriará do nome da antiga Cidade da Criança, no Jardim do Mar, em São Bernardo. Sem precisar a data, a Secretaria de Educação e Cultura garantiu que o empreendimento estará aberto em dezembro, conforme o prometido, mas sem alguns equipamentos em funcionamento.

A obra começou em fevereiro de 2007 e foi orçada em R$ 21 milhões. No lugar do antigo parque, referência histórica e nacional de entretenimento infantil e um dos pontos turísticos mais conhecidos do Grande ABC, vai funcionar ambiente oferecendo atividades educativas e culturais em seis estações temáticas.

Um espaço, no entanto, ainda não está pronto. Lotado na área denominada Ciência e Tecnologia, o planetário - primeiro de São Bernardo - vai requerer equipamentos importados. O processo de licitação para contratação de empresa para fornecimento do serviço ainda não foi finalizado e os envelopes com as propostas deverão ser entregues somente em janeiro de 2009.

A Prefeitura garante que "as demais atrações estarão funcionando no dia da inauguração, em caráter de demonstração. Isto será possível porque os fabricantes dos brinquedos emprestarão, nesse dia, seus operadores."

A justificativa da administração para não cumprir a promessa anterior de entregar o parque completo ainda neste ano se baseia na legislação.

"Por conta da restrição da Lei Eleitoral, que veda a contratação de servidor público três meses antes do pleito até a posse dos eleitos, e também por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal, que proíbe o aumento de despesa com pessoal no último quadrimestre do mandato, a administração fica impedida de contratar os funcionários necessários para pleno funcionamento do parque ainda neste ano."

No canteiro, homens trabalham em ritmo acelerado dentro e fora do empreendimento para garantir a entrega. Enquanto equipes se dedicam à reconstrução das calçadas em volta do parque, outras trabalham internamente. Um dos chefes de obra garantiu que mais de 90% do parque estão prontos.

Um pedreiro que não quis se identificar, contou como será a inauguração. "No dia 12 de dezembro, a cidade será inaugurada. Trabalharemos aqui até o final do ano, mas dia 12 as portas estarão abertas à população. Estamos trabalhando nos últimos detalhes, e pronta ou não, dia 12 é inaugurada."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;