Cena Política Titulo Cena Política
O condutor do PTB de Santo André

A um ano da eleição em Santo André, a grande noiva entre os partidos da cidade é o PTB

Raphael Rocha
03/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A um ano da eleição em Santo André, a grande noiva entre os partidos da cidade é o PTB. A legenda, dos vereadores Luiz Zacarias, Edson Sardano e Roberto Rautenberg, recebeu convites oficiais das duas forças que despontam no pleito à Prefeitura: o atual prefeito Carlos Grana (PT) e o oposicionista Aidan Ravin (PSB), que, aliás, foi chefe do Executivo pela sigla petebista e saiu da agremiação colecionando desafetos – mas como na política tudo pode acontecer, reaproximação não é impossível. A presidente do partido na cidade, Dinah Zekcer, tem defendido candidatura própria e está com respaldo do presidente estadual, Campos Machado, para articular livremente. Entretanto, já conversou com interlocutores de Grana e de Aidan sobre composição eleitoral. Mas um personagem que não está na legenda pode ser o condutor do caminho do PTB na eleição andreense. Hoje secretário de Governo de São Caetano, Nilson Bonome é presidente do PMDB de Santo André, porém é considerado nos bastidores políticos como o homem que definirá o rumo petebista. Muito já se fala que o destino do PTB necessariamente terá digitais de Bonome, que pode convencer o partido a apoiar a reeleição de Grana ou engrossar a lista de oposição ficando ao lado de Aidan.

Mistério
No PSDB de São Bernardo, o clima é de suspense. Lideranças locais estão receosas a respeito do posicionamento do governador Geraldo Alckmin (PSDB) na eleição a prefeito no ano que vem. Dirigentes tucanos garantem que o governador subirá no palanque do deputado estadual Orlando Morando (PSDB). Mas ninguém do governo do Estado, oficialmente, confirma a informação. Há quem aposte que Alckmin se manterá neutro, até porque outro aliado, o deputado federal Alex Manente (PPS), estará no pleito. A única declaração de integrante do governo foi de Edson Aparecido, secretário da Casa Civil, que disse que a gestão tucana terá dois nomes na concorrência municipal. Tucanos de São Bernardo defendem posicionamento público.

Na bronca
Atual secretário de Serviços Urbanos de Mauá, o vereador licenciado Rogério Santana (PT) foi bombardeado por vereadores na sessão de terça-feira. Recebeu críticas de Adelto Cachorrão (PP), Wagner Rubinelli (PT) e Rogério de Paula Costa, o Kuka (PTdoB). Todos questionaram morosidade da Pasta, mas o alvo foi outro. Rogério tem falado muito de seus assessores em discursos de inaugurações referentes à secretaria, deixando de lado vereadores da base do governo Donisete Braga (PT). Entre os privilegiados estaria Marisa Nacade, que pode ser candidata a vereadora pelo grupo de Rogério no PT em 2016.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;