Esportes Titulo
Carro 'errado' da McLaren ganha prova de Silverstone
Por Flavio Gomes
De Silverstone
Especial para o Diário
11/07/2005 | 08:38
Compartilhar notícia


Ganhou a McLaren, como se imaginava. Mas do ponto de vista do campeonato, o carro "errado". Juan Pablo Montoya venceu o GP da Inglaterra confirmando que o time prateado tem hoje o melhor conjunto da Fórmula 1. Só que depois de 11 corridas, seria de bom tom para a equipe que o piloto a chegar na frente fosse aquele que efetivamente luta pelo título, Kimi Raikkonen.

O finlandês terminou em terceiro. E Fernando Alonso, o líder do Mundial, em segundo. Assim, abriu mais dois pontos na classificação e ampliou para 26 sua vantagem na tabela. Raikkonen poderia ter vencido em Silverstone com um pé nas costas. Foi 0s027 mais lento que o espanhol na classificação, mas com um carro mais pesado: parou apenas na volta 26 para seu primeiro pit stop, três depois de Fernando.

O problema é que ele largou em 12º, por ter perdido dez posições no grid após uma troca de motor no sábado. Na primeira parte da prova, ficou atrás de Michael Schumacher por 24 voltas. Quando parou, já tinha mais de 20 segundos de déficit para os líderes, Montoya e Alonso. Terminou 11s697 atrás de Alonso, seu adversário direto. E como para mostrar que tinha mais carro que todo mundo, cravou a melhor volta da prova na última das 60 do GP inglês.

Foi uma prova sem muita graça. As posições foram ganhas em pit stops e como houve apenas um abandono, não houve surpresas. Foi a segunda corrida com menos abandonos na história, igualando Argentina/1958 (com dez carros no grid) e perdendo apenas para Holanda/1961 (15 largaram, 15 chegaram).

Montoya deu o pulo do gato na largada, passando Alonso, que era o pole, na curva Magotts. "A gente fez a primeira parte da volta lado a lado. Mas eu tinha bem menos a perder do que ele. Queria apenas ganhar a corrida", falou o colombiano. Foi sua quinta vitória na carreira, primeira pela McLaren.

"Se eu tivesse largado na frente, o resultado teria sido diferente", disse Raikkonen. "Mas corrida é assim mesmo. A gente provou que tem carro para ganhar. Só espero que em Hockenheim eu possa ter um fim de semana sem problemas." Raikkonen tem motivos para se queixar da fortuna. Em Magny-Cours, também quebrou um motor nos treinos e teve de partir do meio do pelotão.

Depois de Silverstone, ficou claro que só McLaren e Renault lutam por vitórias. A Ferrari, em sexto e sétimo neste domingo, jogou a toalha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;