Setecidades Titulo
Polícia Militar quer instalar câmeras na região
Por Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
30/09/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


A Polícia Militar do Grande ABC estuda a criação de uma central de videomonitoramento com câmeras espalhadas pelos sete municípios para coibir a criminalidade e baixar os índices anuais de roubos e furtos. Atualmente, os comandantes regionais realizam um levantamento de pontos prioritários para a instalação dos equipamentos, que enviariam imagens diretamente para um posto único, em Santo André.

O tenente-coronel Francisco Rissi Filho - comandante do 10º Batalhão e segundo nome na hierarquia da PM no Grande ABC -, disse que a proposta é essencial para o combate à violência. "A partir do momento em que se coloca uma câmera para buscar visão de um local onde acontecem coisas irregulares e ilegais, você consegue coibir, com ações preventivas. Há muitos exemplos de sucesso deste tipo, no Brasil e no Exterior."

A idéia é defendida pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que tem um grupo técnico de trabalho para discutir temas de segurança. "Temos debatido muito essa questão do monitoramento, principalmente das divisas das cidades. Isso é extremamente importante, já que estes pontos não recebem a devida vigilância", disse o diretor Márcio Chaves.

Por enquanto, não há prazo para a implementação da CVPM (Central de Videomonitorização da Polícia Militar) nem custos. Chaves, porém, garante que o investimento não é alto. "Temos uma tecnologia disponível hoje que garante um custo-benefício extraordinário. Esse trabalho integrado é muito importante para conseguirmos resultados satisfatórios, por isso a importância de a central funcionar mesmo no Copom (Comando de Policiamento Militar)", completou.

O porta-voz da PM na região, capitão Edson Luiz Gaspar, afirmou que o plano de criar o videomonitoramento é uma iniciativa em conjunto com o governo, que estuda implementar o projeto em todo o Estado. "Os objetivos são de - mediante uso da tecnologia - maximizar a ação de presença da Polícia Militar, especialmente para otimizar sua eficácia na prevenção de delitos, contribuindo na busca da redução dos índices criminais, aumentando, assim, a sensação de segurança da população."

GUARDA
Ontem, a Prefeitura de Santo André anunciou os 19 pontos que receberão câmaras para monitorar o movimento. A maioria será colocada no Centro, com destaque para a região da Avenida Industrial (confira quadro ao lado). A licitação da compra dos equipamentos já está concluída e a instalação deve ser feita até o final do ano. As imagens serão recebidas pela Guarda Municipal, que acionará a polícia diante de qualquer flagrante ou situação de risco.

O investimento está avaliado em R$ 1,3 milhão. Segundo estipulava o projeto original, R$ 800 mil sairão do orçamento municipal e o restante é proveniente de repasse do Fundo Nacional de Segurança Pública.

Quando a central da PM estiver em funcionamento, as imagens captadas por câmeras municipais serão direcionadas também ao Copom, onde as ações serão feitas de maneira integrada, visando a otimização do trabalho. "Faremos contato com os prefeitos, por meio de convênios, para que sejam disponibilizadas as imagens de seus centros à Polícia Militar", completou o tenente-coronel Rissi Filho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;