Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

10 cidades medievais italianas que você precisa conhecer
15/11/2023 | 21:55
Compartilhar notícia


Na Itália existem 254 burgos – vilarejos protegidos por muros. E o melhor de tudo é que algumas dessas cidades medievais italianas são ótimas opções de viagem para os fãs de história e de séries. Isso porque os destinos já serviram de cenários para produções como “Vikings”, “Outlander” e “Reign”.

“Quando essas cidades surgiram, na Idade Média, eram verdadeiras fortalezas que abrigavam populações conhecidas como burgueses. Visitar esses locais é como fazer parte das séries medievais da Netflix, com ruas pequenas e construções feitas de pedra, quase sempre ligadas a castelos e palácios”, afirma Ana Grassi, Travel Designer especialista em Itália.

Uma boa maneira de conhecer esses destinos é alugando um carro. Na Itália, uma boa dica é usar este comparador online, que checa diversas locadoras de uma vez só e apresenta os melhores preços. Usamos em uma viagem no norte do país e funcionou muito bem.

Cidades medievais italianas

Para quem é fã ou quer conhecer esses lugares por pura curiosidade, a especialista destacou 10 destinos imperdíveis que não podem ficar fora do roteiro. São eles:

  1. Gradara (Marche)
  2. Castroreale (Sicilia)
  3. Bobbio (Emiglia Romagna)
  4. Furore (Campania)
  5. Monte Isola (Lombardia)
  6. Bagnoli del Trigno (Molise)
  7. Stintino (Sardenha)
  8. San Giorgio di Valpolicella (Veneto)
  9. Pescocostanzo (Calábria)
  10. Sesto al Reghena (Friuli Venezia Giulia)

Confira os detalhes dessas cidades medievais italianas.

Cote seguro viagem neste comparador online e ganhe 15% de desconto ao usar o cupom ROTADEFERIAS15.

1 – Gradara (Marche)

Gradara

Gradara é um vilarejo medieval que fica entre as colinas, próximo ao mar Adriático. Esse lugar impressiona desde à primeira vista, quando é possível ver o grande castelo no alto. Dá, inclusive, para entrar nele e fazer uma visita guiada.

Ao entrar e caminhar pelas misteriosas ruas de pedra, é possível ver como era a vida ali. Isso sem contar nos monumentos históricos — o burgo por si só já é um.

“Foi em Gradara onde aconteceu o romance citado por Dante, a paixão entre Paolo e Francesca. Além de caminhar pelas ruelas burguesas, uma das melhores atrações é visitar o grande castelo e admirar a vista de cima das muralhas”, explica Ana.

2 – Castroreale (Sicilia)

Castroreale

A Castroreale é conhecida principalmente por suas importantes obras de arte. Elas podem ser vistas no museu cívico e na Pinacoteca, nas igrejas e na cidade, bem como na paisagem ao redor. A cidade fica em uma colina, por isso tem vistas distantes sobre a paisagem lindíssima.

“Além de toda a carga histórica, Castroreale também é um lugar para quem gosta de águas termais. Isso porque na região estão vários balneários que são abertos para visitação”, explica a Travel Designer.

3 – Bobbio (Emiglia Romagna)

Bobbio

Este burgo fica próximo ao rio Trebbia, na Emília Romagna, e possui registros de civilizações que abrigaram a região desde o século 14 a.C.. O centro histórico permanece preservado com as construções medievais em pedra e madeira.

Além disso, a região é conhecidíssima pela gastronomia regional. “Vale provar um prato conhecido como maccheroni alla bobbiese. Trata-se de uma massa fresca artesanal feita com um molho ensopado delicioso”, informa Ana.

4 – Furore (Campania)

Furore

Furore é um vilarejo medieval e um dos lugares mais privilegiados da Itália: fica na beira do mar Mediterrâneo, na Costa Amalfitana, com o azul das praias. “A cidade tem pouco mais de 800 habitantes e é pouquíssimo explorada pelo turismo. Mesmo assim, todo ano acontece um festival que convida artistas do mundo todo a deixarem o local mais colorido”, ressalta a especialista.

5 – Monte Isola (Lombardia)

Monte Isola

A Monte Isola é uma montanha na maior ilha habitada na Europa do Lago Iseo. O local também o destino mais visitado na região, por causa das encantadoras aldeias, da paisagem e dos monumentos.

“Um fato curioso é que não é permitido a entrada de carros na ilha. Mas as bicicletas são liberadas e os habitantes também podem ter motos”, conta Ana.

6 – Bagnoli del Trigno (Molise)

Bagnoli del Trigno

O fato mais curioso sobre Bagnoli del Trigno é que não existe um consenso sobre o surgimento da cidade. Segundo uma das lendas, ela teria sido criada a partir de ocupações que circundavam as fontes termais. Mas outra lenda conta uma versão diferente: a cidade surgiu a partir de um naufrágio que teria ocorrido na região.

Já comprou seu chip viagem Itália? Encontre aqui ótimas ofertas.

7 – Stintino (Sardenha)

Stintino

Stintino é uma pequena vila que fica no noroeste da Sardenha e surgiu em 1885, quando era habitada por famílias de pescadores da ‘Ilha de Asinara’. Hoje, a população local tem cerca de 1.600 habitantes.

“As praias de Stintino têm areia branca e vista para uma incrível água clara e transparente. Elas são cercadas por maquis mediterrâneos lindíssimos”, diz Ana.

Uma boa dica na região é reservar uma excursão de veleiro. O tour dura o dia inteiro e é uma das maneiras mais interessantes de admirar as belezas locais.

8 – San Giorgio di Valpolicella (Veneto)

San Giorgio di Valpolicella

As escavações arqueológicas já revelaram a presença humana em San Giorgio di Valpolicella ainda na idade do bronze. “Muitos turistas passam por ali para conhecer a região vinícola. Ali, é feito o vinho Amarone”, conta Ana.

O melhor jeito de chegar lá é partindo de Verona. Há, inclusive, excursões de meio dia, tempo suficiente para se deslumbrar com as belezas locais.

9 – Pescocostanzo (Calábria)

Pescocostanzo

O antigo burgo de Pescocostanzo é um bom exemplo de preservação da arquitetura. O povoado teve início no século 10 e fica no território do Parque Nacional Majella.

“Em Pescocostanzo é possível encontrar traços arquitetônicos de diferentes vertentes, como construções Renascentistas e também Barrocas. Isso sem mencionar as atrações naturais. Durante o inverno, milhares de pessoas vão até a região para esquiar”, explica a Travel Designer

10 – Sesto al Reghena (Friuli Venezia Giulia)

Sesto al Reghena

A aldeia de Sesto al Reghena está localizada em Friuli Venezia Giulia e surgiu em 2 a.C.. Ela fica a 10 quilômetros de Iulia Concordia, um lugar que também merece a visita.

“Conhecida especialmente pela Abadia de Santa Maria em Silvis, fundada em 730-735, a vila pertenceu aos beneditinos em séculos passados. Embora os húngaros tenham arruinado a cidade, a Abadia foi restaurada e permanece belíssima”, finaliza Ana.

Cidades medievais da Europa 

Muito além da Itália, as cidades medievais mais charmosas da Europa costumam conquistar o viajante. Caminhar por ruas estreitas ou muros com torres de vigia soa como uma deliciosa volta ao tempo. É irresistível pensar como era a vida naquele lugar séculos atrás e perder horas observando cada detalhe.

Países clássicos, como Portugal, França, Suíça e Alemanha, além da Itália, são repletos de lugares assim que valem a visita. Mas também há boas surpresas em lugares como Bélgica, Montenegro, Lituânia e Eslovênia. Confira:

O que você precisa saber antes de ir à Itália

Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.

É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.

Já fez a reserva da passagem aérea?

Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.

Onde ver preços: Vai de Promo

Sabe onde ficará hospedado?

Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.

Onde ver preços e avaliações: Booking.com

Já garantiu o seguro viagem?

Indico de longe o Seguros Promo, metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.

Onde consultar: Seguros Promo

Pediu o chip viagem para usar internet ilimitada?

Jamais deixo de adquirir um chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei  várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que têm ótimo atendimento e nunca me deixam na mão. Eles, inclusive, têm planos de eSim.

Onde pedir: America Chip

Vai alugar carro? Reserve com antecedência

Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.

Onde reservar: Mobility

Reservou os ingressos das atrações?

Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como o Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.

Onde reservar: Civitatis

LEIA MAIS EUROPA

LEIA TAMBÉM:




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.