Setecidades Titulo Dia Mundial Sem Carro
Ações marcam Dia Sem Carro na Capital
Por Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
11/09/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


A ONG Movimento Nossa São Paulo preparou uma série de atividades para celebrar o Dia Mundial Sem Carro, que será comemorado no próximo dia 22. O objetivo é fazer com que população e poder público reflitam e tomem consciência da atual mobilidade urbana de São Paulo, experimentando ficar um dia sem automóvel.

Entre as atividades previstas está um debate com os candidatos à Prefeitura de São Paulo sobre o tema Mobilidade Urbana e Qualidade de Vida. "Elaboramos questões relacionadas com transporte coletivo, ciclovias, pedestres, poluição, Saúde e acessibilidade", explica Mauricio Broinizi, coordenador da Secretaria Executiva do Movimento Nossa São Paulo. "Nosso foco será o problema da poluição que agride a população das grandes cidades".

Após o debate, a ONG pretende fazer um ato público em frente o Sesc Consolação para chamar a atenção sobre a Resolução 315 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que prevê a redução do nível de enxofre em veículos movidos a diesel. "A medida tem de entrar em vigor no início de 2009 e, até agora, nem fabricantes nem órgãos de fiscalização se movimentaram para fazer valer a resolução", diz Broinizi.

Outra ação que a ONG fará é a criação de vagas vivas, que é a ocupação de espaços destinados ao estacionamento de automóveis e transformá-los em opções de lazer. "Vamos ter três locais que serão transformados em pequenas praças, com grama artificial, bancos e mesas.

Aproveitaremos para distribuir o manifesto do Dia Mundial Sem Carro e conversar com as pessoas para conscientizá-las sobre a necessidade de participar do movimento", afirma Broinizi.

Na parte cultural, o Movimento Nossa São Paulo desenvolverá mostras de cinema sobre mobilidade urbana. Segundo Broinizi, serão três dias de documentários sobre mobilidade urbana. "A população terá oportunidade de entender um pouco mais a problemática da falta de mobilidade que enfrentamos."

HISTÓRIA
O Dia Mundial Sem Carro foi implantado pela primeira vez na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Européia instituiu a Jornada Internacional Na Cidade Sem Meu Carro, reunindo 760 municípios. Em 2001, 1.683 cidades participaram. Encorajada pelo êxito da iniciativa do Dia Europeu sem Carros, a comissão organizadora lançou, em 2002, a Semana Européia da Mobilidade.

Em 2001, 11 municípios brasileiros aderiram ao Dia Mundial Sem Carro. Em São Paulo, a iniciativa é realizada desde 2005, sob a coordenação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Nas edições passadas do Dia Mundial Sem Carro, o Grande ABC não participou efetivamente do movimento. Este ano, o Diário abraçou a causa e lançou a campanha Sabendo Usar Não Vai Parar, para celebrar a data. Entre as cidades da região que já aderiram a iniciativa estão Ribeirão Pires e São Caetano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;