Política Titulo Reunião tensa
Auricchio resgata Anhê para manter controle do PTB
Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
30/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O ex-prefeito de São Caetano e secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB), recorreu a seu ex-assessor de Gabinete para manter o comando do PTB municipal. Altevir Anhê voltou a presidir o diretório, após reunião tensa de duas horas.

Mandatário do partido antes de Auricchio ser indicado para o posto, em abril de 2011, Anhê é fiel escudeiro do ex-prefeito. Auricchio mudou a estratégia e optou por aliado direto na gerência do partido. Até ontem, o vereador Flávio Rstom (PTB) - também próximo do ex-chefe do Executivo - era o favorito para assumir o posto.

O petebista afirmou que o processo de esvaziamento que a sigla vem sofrendo é natural e que o novo ciclo de "recadastramento" exige experiência. "Não podemos perder a lucidez. É uma questão histórica: todo partido que perde o processo eleitoral passa por isso e o PTB vai viver novo ciclo."

A missão do novo mandatário é preparar o campo para a eleição de 2014. Auricchio tem conversas avançadas para pleitear vaga na Câmara Federal em dobrada com o presidente no Estado do PTB, deputado estadual Campos Machado. Anhê também não escondeu o desejo de reconduzir a sigla ao Paço. "Temos a maior bancada na Câmara, com quatro vereadores, e o percentual que o PTB teve na eleição majoritária (de 34,81%) não pode ser desprezado."

O ex-vereador Pedro Batissaco passa a ocupar a secretaria do partido e será responsável pelo resgate de filiados. Airton Lauriano, que atua como assessor do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), será o tesoureiro. Luizinho Tortorello, filho do prefeito Luiz Olinto Tortorello (morto em 2004), passa a integrar a executiva municipal.

Apesar da divergência entre Auricchio e Pinheiro, a postura da sigla não seguirá oposição rígida ao atual governo. "A bancada tem liberdade e vai trabalhar pelo bem da cidade", definiu o ex-prefeito.

 

GILBERTO COSTA

O ex-vereador Gilberto Costa anunciou seu desligamento do PTB. Alegando desconforto e fim de compromisso firmado com a legenda, o ex-parlamentar disse que vai entregar carta de desfiliação hoje.

Como vereador pelo PP, Gilberto fazia oposição a Auricchio na Câmara, mas se aliou ao antigo desafeto em 2011 com a justificativa de sair candidato a prefeito com bênção do petebista. Ele aceitou convite para ser secretário de Esportes e trocou o PP pelo PTB.

A movimentação, porém, foi insuficiente para Gilberto ser indicado à sucessão - então assessora especial do Paço, Regina Maura Zetone (PTB) foi incumbida de tentar manter hegemonia do PTB e fracassou.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;