Setecidades Titulo Novidade
Denúncias de crimes poderão ser registradas pela internet

Serviço foi anunciado ontem, durante evento em que seccionais da região foram premiadas

Por Rafael Ribeiro
14/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


 A SSP (Secretaria da Segurança Pública) e o Instituto São Paulo Contra a Violência irão disponibilizar, até o fim do mês, serviço de denúncias contra crimes por meio da internet. Tablets e celulares com acesso à rede também poderão utilizar a ferramenta.

O anúncio foi feito ontem, durante a cerimônia do Prêmio Disque-Denúncia 2013. Conforme o Diário revelou ontem, a Delegacia Seccional de São Bernardo (que atende também São Caetano) venceu na categoria destaque do ano pela autuação em apenas quatro dias dos acusados de queimar viva a dentista Cinthya Magaly Moutinho de Souza, 47 anos, no dia 25 de abril, em seu consultório no Jardim Hollywood. Foi o terceiro ano seguido que a Polícia Civil local foi premiada.

Assim como a de Santo André, que atende também Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, e que pela segunda vez ficou com o prêmio de mérito pelo alto índice de esclarecimentos de crimes denunciados pela ferramenta.

 “Os registros nos ajudam nas investigações. O cidadão tem que utilizar esse serviço”, disse o delegado seccional Ângelo Isola.

A Web Denúncia, como será chamada, funcionará da mesma maneira que o telefone 181, 24 horas por dia, mas com a novidade da possibilidade de anexar vídeos e fotos às informações. O anonimato é garantido.

O cidadão poderá usar a internet para denunciar crimes como tráfico de drogas, homicídio, latrocínio, roubo e furto de veículo, outros tipos de roubos, sequestro e informações sobre procurados pela Justiça.

 “As pessoas se sentem mais seguras de fazer denúncias pelo computador. Nos Estados Unidos, a maior parte das denúncias é feita pela plataforma digital”, disse o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira.

Por enquanto, o Grande ABC recebe média trimestral de 2.670 ligações. A polícia aponta até 10,5% de crimes esclarecidos por meio de informações fornecidas pelo telefone 181.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;