Política Titulo
Lupi não quer usar verba do FAT para pagar juros da dívida
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
10/05/2007 | 00:11
Compartilhar notícia


O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, afirmou que os recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) não podem ser usados para o pagamento de juros da dívida pública. Lupi se reuniu nesta quarta-feira com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para pedir que o FAT seja excluído da DRU (Desvinculação de Receitas da União).

A DRU é um mecanismo que permite ao governo usar 20% da receita prevista em orçamento em áreas diferentes que as previstas na Constituição, como saúde e educação. O mecanismo permite ao governo federal usar esses recursos para pagar juros da dívida pública.

De acordo com Lupi, o ministro da Fazenda disse que não poderia tirar o FAT da desvinculação porque abriria precedente para outros órgãos. "Essa é uma lei geral, quando se cria a desvinculação, dos 20% para o Tesouro, eu crio para todos os órgãos. Se eu abrir uma exceção para o FAT, terei que abrir para todos os outros fundos que tem uma situação similar à de vocês. Com isso posso a criar um precedente", teria dito Mantega, segundo Lupi.

O ministro da Fazenda comprometeu-se, segundo Lupi, a buscar uma maneira de reforçar o caixa do Ministério do Trabalho "[Mantega acenou que irá encontrar um caminho para suprir a minha deficiência. Ele me encontrando o caminho eu topo a estrada", disse. Lupi informou que só para os programas de qualificação são necessários entre R$ 500 e R$ 700 milhões para cobrir o déficit de investimento para qualificação.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;