Setecidades Titulo Recreio da Borda
Ratos preocupam bairro andreense

Esgoto a céu aberto atrai animais, que podem transmitir leptospirose

Por Thaís Moraes
do Diário do Grande ABC
04/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Após moradores do bairro Recreio da Borda do Campo, em Santo André, morrerem devido a febre maculosa no fim de 2012, agora o medo é de contrair leptospirose, doença transmitida pela urina do rato. Isso porque, segundo famílias que residem no local, o número de roedores que andam pelas ruas e invadem residências é grande.

A porteira Elisângela Tessina, 31 anos, se viu obrigada a mudar a rotina de casa. "Enquanto limpava minha área de serviço, achei um rato morto e dois buracos feitos por eles. Toda semana tenho que higienizar o armário de mantimentos e as gavetas da cozinha. O guarda-roupa recebe limpeza a cada 15 dias. Também não sei mais o que é pendurar roupa no varal."

Elisângela acredita que a presença de roedores ocorre devido ao esgoto a céu aberto, problema corriqueiro em diversas áreas do bairro, e em função do acúmulo de dejetos. "Tenho três filhos e não deixo eles brincarem na rua com medo que fiquem doentes."

Com receio de que sua residência seja invadida, a dona de casa Adalaíde Dias da Silva dos Santos, 57, coloca diariamente panos e até uma calça jeans embaixo da porta, a fim de evitar a entrada dos roedores. "A gente tem medo de viver nessa situação, mas vamos fazer o quê? Não tem para onde ir", lamenta.

A Prefeitura informou que o Departamento de Controle de Zoonoses fará vistoria no local para tomar medidas necessárias ao controle dos roedores.

Em relação à construção de redes de esgoto, a administração disse que a retomada dos serviços de complementação das redes elevatórias será realizada até o fim deste mês e que, depois das obras finalizadas, será iniciada a construção dos demais trechos das redes de água.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;