Automóveis Titulo Comparativo
Focus agrada à primeira vista

Comparação mostrou que modelo supera o Chevrolet Vectra GT por apresentar melhor custo-benefício

Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
26/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Neste comparativo, colocamos frente a frente dois hatches médios que valorizam a esportividade do design e o nível de equipamentos.

Recentemente renovado, o Ford Focus começou a ser vendido no final de outubro. O Chevrolet Vectra GT, por sua vez, está no mercado desde setembro do ano passado e ocupa a quinta colocação nas vendas do segmento, com 11.955 unidades emplacadas de janeiro até a primeira quinzena de novembro, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. O Focus está em sétimo lugar, com 11.531 emplacamentos (considerando a versão anterior).

Ambos foram avaliados nas versões topo de linha, com câmbio automático. O Focus Ghia custa R$ 73.390 e sai vencedor por apresentar melhor custo-benefício, já que oferece melhor desempenho, nível de equipamentos superior e mais espaço para os ocupantes.

O Vectra GT-X tem a vantagem de ter motor flexível e navegador GPS de série, embora não seja integrado ao painel.

Sete centímetros maior e com três centímetros a mais na distância entre eixos, o Ford oferece mais espaço para os passageiros do banco traseiro. Entretanto, leva 17 litros a menos de bagagem.

Mesmo sendo 73 quilos mais pesado, oferece saídas mais rápidas e boas retomadas. Seu propulsor 2.0 16V a gasolina gera 17,5 cavalos a mais que o bicombustível do concorrente quando abastecido com álcool.

Ambos garantem boa dirigibilidade, estabilidade e visibilidade, mas a direção eletro-hidráulica do Ford proporciona ao motorista uma condução mais agradável. Seu câmbio automático de quatro velocidades permite operar também no modo seqüencial.

Para aqueles que apreciam um design inovador, o Focus agrada mais, embora o visual do Vectra GT-X também seja bem arrojado.

NÚMEROS

Chevrolet Vectra GT-X

Ford Focus 2.0 Ghia

Motor

2.0 8V Flexpower

2.0 16V a gasolina

Potência

121 cv (g) / 128 cv (a) a 5.200 rpm

145,5 cv a 6.000 rpm

Torque

18,3 mkgf a 2.600 rpm (g) /

19,6 mkgf a 2.400 rpm (a)

18,86 mkgf a 6.000 rpm

Velocidade máxima

186 km/h (g) / 189 km/h (a)

192 km/h

Aceleração de 0 a 100 km/h

10,8 s (g) / 10,3 s (a)

12,1 s

Comprimento

4,28 metros

4,35 metros

Altura

1,46 metro

1,49 metro

Entreeixos

2,61 metros

2,64 metros

Peso

1.283 quilos

1.356 quilos

Porta-malas

345 litros

328 litos

Tanque

52 litros

55 litros

 

 

Hatches são bem recheados

Produzido em São Caetano, o Chevrolet Vectra GT-X foi o primeiro automóvel nacional a oferecer de série um sistema de navegação por GPS (sistema de posicionamento global).

Os dois hatches saem de fábrica com equipamentos importantes, como air bags frontais para motorista e passageiro, freios ABS, faróis de neblina, bancos de couro, computador de bordo, CD player com MP3 e controlador de velocidade com comandos no volante, além de acionamento elétrico dos vidros, travas e retrovisores.

O Chevrolet tem a mais o sensor de chuva, que permite o acionamento automático do limpador de pára-brisa, saída do ar-condicionado digital para os passageiros do banco traseiro, e belas rodas de liga leve de 17 polegadas - as do Ford têm 16 polegadas.

O modelo da Ford produzido na Argentina oferece, na versão Ghia, teto solar elétrico, um sistema chamado Ford Power, que permite dar a partida sem ter de colocar a chave na ignição, por meio de um botão localizado no console central, ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro, sensor de estacionamento traseiro, sistema de som com conexão para bluetooth, USB e iPod e sistema de comando de voz para o rádio, o ar-condicionado e o celular. Uma curiosidade é que a abertura do capô é feita por uma chave embaixo do logotipo da Ford.

EQUIPAMENTOS

Chevrolet Vectra GT-X aut.

Ford Focus 2.0 Ghia aut.

Preço básico

R$ 74.183

R$ 73.390

Air bag duplo

Série

Série

Ar-condicionado

Série

Série (digital de duas zonas)

Bancos revestidos de couro

Série

Série

CD player com MP3

Série (comandos no volante)

Série (comandos no volante e voz)

Computador de bordo

Série

Série

Controlador de velocidade

Série

Série

Direção hidráulica

Série

Série (eletro-hidráulica)

Faróis de neblina

Série

Série

Freios ABS

Série

Série

Navegador GPS

Série

Não-disponível

Rodas de liga leve

Série (17”)

Série (16”)

Sensor de chuva

Série

Não-disponível

Sensor de estacionamento

Acessório

Série

Teto solar elétrico

Não-disponível

Série

Trio elétrico

Série

Série

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;