Esportes Titulo Bom resultado
Colégio de São Bernardo brilha nos Escolares

Escola é a única pública de S.Paulo a disputar o Brasileiro e termina em terceiro a disputa do handebol masculino

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
21/10/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Esqueça ginásios bem equipados, materiais de treino de boa qualidade e estrutura de apoio como em grandes centros esportivos. Na Escola Estadual Professora Maristela Vieira, localizada no Jardim Thelma, em São Bernardo, existe uma quadra, algumas bolas, traves e muita, mas muita vontade de ensinar e aprender handebol. A dedicação de professores e alunos levou a escola pública a ser a única a representar São Paulo nos Jogos Escolares da Juventude, disputados em setembro, em Natal, no Rio Grande do Norte.

A proeza foi conseguida pelos alunos da categoria mirim (13 e 14 anos), que para alcançar a competição nacional precisaram percorrer longo caminho entre disputas regional e metropolitana, até conquistarem o título da etapa final do Estadual, realizada em agosto, na cidade de Jales, no Interior, em torneio que envolveu escolas públicas e particulares campeãs em suas regiões.

“Foi um longo caminho, mas ficamos satisfeitos com os resultados. Fomos a única escola pública de São Paulo a se classificar para o Brasileiro e terminamos em terceiro. Isso é reflexo de muito trabalho, pois não temos as melhores condições, não temos ginásio, mas temos profissionais, alunos e apoio de familiares e direção”, comentou a professora Gisleine de Mello, mais conhecida como Gika, que coordena o projeto e treina os garotos.

Além da terceira posição, a participação no Brasileiro rendeu outros frutos. Oito jogadores do grupo composto por 16 atletas passaram a integrar o programa Bolsa Talento, da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude e recebem mensalmente ajuda de custo de R$ 550. “Esse dinheiro é importante para dar motivação aos garotos e servir de exemplo aos demais”, ressaltou Gika.

Quatro jogadores do elenco – Matheus Rocha, Raphael Gomes, Kainã Gustavo e Jefferson Oliveira – chamaram atenção dos olheiros do Comitê Olímpico Brasileiro que estavam acompanhando a competição e foram indicados para participar das próximas edições do Acampamento de Desenvolvimento Técnico, que é organizado pela Confederação Brasileira de Handebol. Eles também foram convidados para treinar na Metodista/São Bernardo, principal clube brasileiro da modalidade.

FUTURO
Com os resultados obtidos na categoria mirim, o sonho da diretoria da escola é conseguir montar um time na categoria juvenil para dar sequência ao projeto e tranquilizar muitos dos jogadores que vão chegar aos 15 anos em 2014.

“Isso é o que queremos. As condições que temos não são as melhores, fazemos o que dá, mas tenho certeza de que conseguiremos criar esse time em 2014, porque é uma dó não dar continuidade no que está dando certo. Vamos trabalhar para conseguir apoio e melhorar a nossa estrutura. Os resultados nos mostram que estamos indo pelo caminho certo”, finalizou Gika. 

Atleta vai disputar etapa sul-americana

Os Jogos Escolares da Juventude terminaram, mas para Matheus Rocha, 14 anos, da Escola Estadual Professora Maristela Vieira, de São Bernardo, a disputa continua. Por conta do bom desempenho em quadra, ele foi convidado pelo representante do Espírito Santo, que sagrou-se campeão, para disputar a etapa sul-americana, que será na cidade de Mar del Plata, na Argentina, em novembro.
 

O convite faz parte do regulamento da competição, que permite até três indicações das equipes que foram eliminadas no caminho.


A expectativa de Matheus é enorme, já que essa será apenas a segunda vez que ele vai viajar de avião – a primeira foi justamente quando disputou a final nacional dos Escolares, em Natal. “Estou contando os dias para chegar o dia da viagem. Acho que vai ser legal, uma experiência nova que vou levar para o resto da vida”, conta ele, que viaja dia 20 de novembro.

O jogador não mostra preocupação por não conhecer os companheiros do Espírito Santo. “Acho que será tranquilo. Chego com certa moral por ter sido escolhido de outro time, mas tenho que manter a humildade e saber que sou apenas mais um tentando ajudar”, comentou.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;