Setecidades Titulo Saúde Pública
Casa irá auxiliar tratamento de dependentes químicos

Local funcionará como espaço de acolhimento para adolescentes em tratamento

Drielly Gaspar
Especial para o Diário
03/10/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Foi inaugurada ontem a primeira república terapêutica de Mauá, local destinado a jovens de até 18 anos que enfrentam problemas pelo uso contínuo de substâncias entorpecentes. A casa tem capacidade para acolher até dez pessoas e fica na Vila Vitória. A estimativa é de que o atendimento a cada adolescente dure seis meses.

O trabalho da república será complementar ao do Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial) Álcool e Drogas. Instituições de atendimento a dependentes químicos farão a triagem dos pacientes.

A coordenadora técnica da casa, Fernanda Soncini, explica que o objetivo é oferecer espaço para convivência e permanência dos jovens durante os tratamentos no Caps. “Aqui não é um abrigo nem prisão. É uma casa onde eles terão o espaço deles, responsabilidades, passarão as noites e onde conversaremos sobre tudo.”

Fernanda admite que, no início, estão previstas dificuldades. “É comum os meninos fugirem de abrigos e, por não conhecerem esse espaço, tenho certeza que também fugirão. Mas, com o tempo, eles entenderão o nosso objetivo e isso não acontecerá mais”, afirma. Atualmente, cerca de 1.400 pessoas estão na fila para atendimento nos Caps da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;