Memória Titulo
Eram livres as colinas da Santo André de 1960

A Santo André de 1960 vista do alto da torre da Igreja Matriz, na Vila Assunção

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A Santo André de 1960 vista do alto da torre da Igreja Matriz, na Vila Assunção. Um presente para o futuro, que é hoje, do padre Ervino Luiz Vivian, presentemente vigário da Matriz da Boa Viagem, em São Bernardo.

As primeiras imagens feitas pelo padre Ervino foram aqui publicadas em abril. Eram slides, que o padre Ervino salvou em CD, oferecendo-o à Memória. Restam outras fotos, que aos poucos publicaremos.

A memória é fascinante porque atinge todos os públicos. Os mais velhos curtem tempos vividos e revivem imagens conhecidas que adormeciam na imaginação de cada um; os jovens redescobrem a cidade dos pais e avós, aparentemente mais calma, mas já adensada o suficiente para exigir novos equipamentos públicos.

Em 1960, Santo André já falava em um plano diretor moderno. A passagem da Avenida Perimetral era prevista como solução para interligar entradas e/ou saídas para São Bernardo, São Caetano, Zona Leste de São Paulo, Mauá e Ribeirão Pires. Somente em imagens inéditas como estas para se refletir sobre as mudanças ocorridas. As transformações foram úteis, suficientes? No que se errou, no que se acertou?

Memória na escola
Novecentos alunos da rede municipal de Santo André saíram a campo para registrar a memória da cidade. Ouviram moradores. Gravaram com eles. Recolheram histórias. O resultado pode ser conferido no ABC Plaza Shopping da Avenida Industrial, em exposição que irá até o dia 22. A iniciativa é da Secretaria de Educação e Formação Profissional.

SANTOS DO DIA

Alexandre Saulo, Geraldo Majela, Germano, Firmino, Jaime, Nicasio, Soledade Torres e Zenaide.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 11 de outubro de 1979

Editorial - A crítica incomoda? Use-se a retaliação!

Comércio - Casas Bahia salta do 438º para o 292º entre as 500 maiores empresas privadas do País.

Diadema - Congestionamento pára o trânsito em Piraporinha.

Polícia - Assaltante mascarado morre na cadeia em São Bernardo.


(Aqui contamos com a colaboração de Roberto Vertamatti, Adalberto José Guazzelli e Mauricio Ercolin. Um presente-surpresa ao padre Ervino que, humilde, prefere o anonimato).

Por onde passou, padre Ervino deixou registros tão importantes como essas fotografias da Santo André de 1960. Em Curitiba, em 2005, recebeu o Prêmio Cultura e Divulgação pelo seu trabalho literário, comenda da Câmara Municipal. Um dos livros que escreveu trata do bairro Santa Felicidade, em Curitiba, trabalho em parceria com Mário Geremia.

Nascimento: Lajeado (RS), 11 de setembro de 1933.
Ordenação: Roma, 20 de dezembro de 1959.
Formação: Filosofia, Teologia e Jornalismo.
Professor: Seminário João 23, em São Paulo; Seminário São Carlos, em Guaporé (RS); ginásio e escola normal em Sarandi (RS), quando escreveu Homens decididos, que aborda episódio social da cidade.

OUTROS LIVROS
Tudo a todos (tradução) e Maria nos Evangelhos, palavra e prece, de 2005.

UM AMIGO
Padre Romano Bevilacqua, que conheceu ao estudar Filosofia em São Paulo - ali o padre Romano era reitor. Hoje os dois sacerdotes atuam na Paróquia da Boa Viagem, juntamente com o padre Giuseppe Bortolato, que é o pároco.

COMUNIDADES
Igreja de Santo Antonio, na Capital paulista; pastoral de várias paróquias do Grande ABC. Foi sacerdote nas Matrizes de Santo André e Rudge Ramos. Desde 2006 está na Matriz da Boa Viagem e faz parte da comissão que organiza a festa do bicentenário da Freguesia de São Bernardo: 1812-2012.

Domingo, 11 de outubro de 1959 - nº 75

Destaque - Santo André vai vibrar. Abrem-se as cortinas dos Jogos Abertos do Interior. São 108 cidades inscritas dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais.

HOJE

Dia do Combate à Dor e Dia do Teatro Municipal.

Dia do Deficiente Físico, conforme a lei estadual nº 2795, de 16-4-1981, proposta pelo deputado Osmar Ribeiro Fonseca, de São Caetano.
Dia do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

CIDADE PAULISTA

Hoje é o aniversário de Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira. A cidade emancipou-se de Jacupiranga em 1954. Significado do nome: Pesqueiro dos Peixes Grandes (pari = pesqueiro; assu = grande).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;